MasterChef homenageia a culinária do Centro-Oeste em prova desafiadora

O pequi e a gueroba foram as estrelas do programa que foi ar nesta terça-feira (2)

Paloma M. Carvalho
Por Paloma M. Carvalho
08c4e56564f5e78ef7ff12bacfb5abe8

O programa MasterChef Brasil que foi ao ar nesta terça-feira, 2, homenageou a culinária do Centro-Oeste. Os participantes foram desafiados a preparar novas receitas utilizando ingredientes típicos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Os estados foram representados por quatro chefs que comandaram a prova. De Goiás, o profissional Humberto Marra, chef do Hotel Mercure de Goiânia, foi quem levou a culinária goiana e apresentou aos competidores uma sobremesa com café, baunilha do cerrado, cural de milho e amendoim. Os outros três chefs que participaram do júri foram Mara Alcamim (Universal Diner, de Brasília), Paulo Machado (Instituto Paulo Machado, do Mato Grosso do Sul) e Ariani Ayoun Malouf (Mahalo – Cozinha Criativa, de Cuiabá).

7aab8268d118e0bb6bd243cfccbc51f7.jpg

Foto: Divulgação

O desafio da prova foi preparar em 1h30 um prato principal e sobremesa para sessenta pessoas acostumadas com os sabores da comida do centro-oeste.

Os participantes receberam como ingredientes obrigatórios dois itens muito conhecidos pelos goianos, o pequi e a guariroba (ou gueroba).

A “gabiroba“, como disse a capitã do time azul, foi utilizada na farofa de banana, que acompanhou o ensopado de peixe. Já o time vermelho preparou o peixe branco como prato principal e o pequi foi adicionado no arroz doce com torta de caramelo como sobremesa.

a4a2b9d9120d16f06400973692c1d09f.JPG

Foto: Reprodução/YouTube

Os vencedores da prova foram os competidores do time vermelho, que surpreendeu os espectadores de Goiás ao utilizar o pequi de maneira não muito comum por aqui: ralado! De quebra, ainda inseriram a iguaria goiana no arroz doce. Apesar do prato inusitado, dos quase setenta votos da prova, apenas dois degustadores não escolheram os pratos do time como favoritos.

2e25dba61b46f92e6f62afecd5b81873.gif

Será que a moda do arroz doce de pequi também vai agradar o paladar do goianiense?