21/09/2017 00:04
Notícias / Conteúdo

Listamos para você as escolas mais antigas de Goiânia!

Lugares que moldaram gerações da nossa Capital

24738    22

Redação
por Redação Curta Mais

Por Chrystal Méndez

 

Algumas escolas parecem que sempre estiveram ali, e não é só impressão. Existem escolas em Goiânia com quase 2 séculos de idade; é o caso do Colégio Lyceu, que em Junho passado completou 170 anos. A Escola ainda é uma referência de vanguarda na Educação do Estado de Goiás. Localizado no centro da capital, o Lyceu funciona em um prédio de arquitetura décor, sendo tombado como patrimônio público pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Escolas como Externato São José e Colégio Marista já passaram das cinco décadas de idade. Dê uma conferida na nossa lista:

 

1. COLÉGIO LYCEU

4a5b580edac432326715a2368393782b.jpg

 (Foto: Divulgação)

 

O Colégio Lyceu é a escola mais antiga de Goiânia. A escola foi fundada em junho de 1846, na cidade de Goiás, que a época era a capital do Estado de Goiás.  Pelas suas cadeiras passaram os irmãos José e Gilberto Mendonça Teles, Homero Sabino, Miguel Jorge, Eli Camargo e tantas outras personalidades de destaque no estado e no país. Com a transferência da Capital para Goiânia, Pedro Ludovico disse que não tranferiria o Colégio Lyceu. Porém, como a maioria dos filhos de políticos e outras pessoas influentes no estado acabaram se mudando para Goiânia, foi necessário tranferir o Colégio também. Localizado no centro de Goiânia, o Lyceu funciona em uma construção característica de arte décor e, por isso, foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). O colégio já foi o segundo melhor do país, perdendo apenas para o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

 Onde: R. Vinte e Um, 10 - St. Central, Goiânia – GO.

 

2. COLÉGIO MARISTA

26ebd022585ebb0b6c39215a50c70cef.jpg

  (Foto: Divulgação)

 

A unidade do Colégio Marista em Goiânia foi dundada em março de 1962, em um grande terreno no setor Pedro Ludovico. Previamente à construção do Colégio, essa parte específica do setor Pedro Ludovico já era conhecida por "Marista".

Até 1996, o Colégio funcionou com o Ensino Fundamental, da 1ª à 8ª sériem e então construiu uma nova extensão da escola, aonde funcionou a Educação Primária. Além de não parar de crescer, o Colégio Marista construiu a Vila Marista, que reproduz com fidelidade as áreas coloniais do Estado de Goiás e a instrumentação moderna. Uma réplica da Igreja da Boa Morte, da Cruz do Anhangüera, da Casa de Cora Coralina e outros aspectos da antiga metrópole Vila Boa, agora Cidade de Goiás, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, não faltando sequer uma miniatura do Rio Vermelho.

Onde: Av. 85, 1440 - St. Marista, Goiânia – GO.

 

3. COLÉGIO AGOSTINIANO

 c6459e3a8e685ae488e1e2461aa246c8.jpg

(Foto: Divulgação)

 

 Em 1954, chegaram em Goiânia Padres Agostinianos e logo fundaram a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Dez anos depois, em 1964, foi fundado o Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima. Em 2015 foi ampliado o ensino em tempo integral até o 9º ano do Ensino Fundamental. O Colégio oferece uma ótima estrutura de apoio pedagógico, projetada para atender a todas as necessidades do aluno, com: salas interativas com lousa digital (com o seu sistema multimídia completo), internet WiFi, cadeiras ergonômicas e sistema de refrigeração/ventilação por ar condicionado;  laboratórios, auditório digital com tecnologia de última geração, sala de palestras, oficinas de: matemática, leitura, artes (Música, teatro, dança e artes visuais), sala de estudos, cinema, cozinha experimental, parquinho, capela, biblioteca, ginásio de esportes e outros.

 

Onde: Av. K, 108 - St. Aeroporto, Goiânia – GO.

 

4. COLÉGIO SANTA CLARA

444c12efcaca31d777978b9ff5f8cf8f.jpg

(Foto: Sebastião Nogueira)

 

O Colégio Santa Clara foi fundado em 1922, por 4 irmãs franciscanas recém chegadas da Alemanha, e era inicialmente somente para meninas. O nome adotado para a escola, veio de Santa Clara, primeira discípula de São Francisco de Assis. A escola já teve mais de 80 mil alunos ao longo de seus quase 94 anos de história. 

Onde: R. José Hermano, 920 - St. Campinas, Goiânia - GO.

 

5. COLÉGIO EXTERNATO SÃO JOSÉ

 72bbdcb49301559a72b6b6e00b19f84a.jpg

 (Foto: Divulgação)

 

Em 1948, em uma modesta casa no Centro de Goiânia, algumas irmãs pertence à Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, abriram suas portas para que fossem lançados, ali, os fundamentos do Colégio Externato São José. Em 1963, para a felicidade e orgulho de todos, o Colégio é transferido para o prédio aonde funciona atualmente, no Setor Oeste. Com 68 anos de atuação em Goiânia, o Colégio Externato São José é reconhecido na região metropolitana como uma escola de tradição histórica, que se destaca pelo ensino de qualidade, o desenvolvimento de competências e a formação de valores humanos.           

 

Onde: R. 18, 221 - Setor Oeste, Goiânia – GO.

 

6. ESCOLA PEQUENO PRÍNCIPE

 b1122b9e55a49a417dc8890391fb476c.jpg

 (Foto: Divulgação)

 

A Comunidade Educacional O Pequeno Príncipe surgiu da idealização de um projeto de vida profissional da educadora Arlete Natividade Rosa Bezerra, uma das pioneiras da escola de Educação Infantil em Goiânia. O nome O Pequeno Príncipe foi inspirado na obra homônima do autor francês Antoine de Saint-Exupéry. A escola foi fundada em março de 1968, como Escolinha de Arte "O Pequeno Príncipe", atendendo à faixa etária de 3 a 6 anos. Na década de 70, o bom trabalho desenvolvido na Educação Infantil levou a escola a dar continuidade a seu trabalho, instituindo a 1ª fase do Ensino Fundamental, de faixa etária de 7 a 10 anos. Em 1974, sentindo a necessidade de expandir seu espaço físico, a escola transferiu-se para sua sede própria no Setor Marista, passando a se chamar Comunidade Educacional "O Pequeno Príncipe". Desde o princípio, a educadora Arlete contou com o apoio do marido, Aldi Alves Bezerra, pediatra, e possui hoje uma equipe sólida de orientadores, professores e funcionários empenhados e comprometidos com o bom ensino e o bem-estar das crianças.

 

Onde: R. Trinta, 55 - St. Marista, Goiânia – GO.

 

7. ESCOLA EDUCANDÁRIO LOGOSÓFICO

 bfe7197e2a7f26efeeef97bf913fb51a.jpg

 (Foto: Divulgação)

 

A Escola Educandário Logosófico foi fundada em 1974 e até meados dos anos 2000 era chama de Educandário Logosófico Gonzales Pecotche.  A pedagogia Logosófica tem sua origem na Logosofia, ciência criada pelo educador e humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, que apresenta uma clara concepção do ser humano, do Universo e das Leis que regem toda a Criação. Com a aplicação do método logosófico, o docente pode realizar um processo de evolução consciente, e o aluno, um processo de superação. Num ambiente favorável ao aperfeiçoamento, o ser descobre seu mundo interno, aprende a identificar e selecionar os pensamentos, cultiva os sentimentos e amplia a vida.Sua aplicação resulta, gradualmente, em indivíduos mais livres e mais felizes, responsáveis, com confiança em si mesmos e com defesas mentais que lhes oferecem recursos para imunizar-se contra os males que afetam a humanidade, aprendendo a fazer o bem conscientemente.

 

Onde: Av. São João, 311 - Alto da Glória, Goiânia – GO.

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

15509   

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


89781   

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


22099   

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


6265   

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


29808   

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


37148   

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


32659   

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

+ Notícias

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

Depois da repercussão da matéria publicada pelo The New York Times na última segunda-feira (9), o Curta Mais foi conferir (e registrar) de perto o descaso com a arquitetura histórica de Goiânia


22573   

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.