Listamos 10 motivos para você nunca mais reclamar do calor de Goiânia

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
1dc87709294f43cb97244d2021db0e3c

Parece que o asfalto vai derreter, o ar-condicionado não refresca nada e à noite fica quase impossível dormir.  As altas temperaturas nos dão a sensação de que não existe lugar mais quente do que a nossa própria cidade, mas a verdade é que o termômetro em algumas localidades do Brasil e do mundo atingem marcas ainda mais elevadas, chegando a 70° como é o caso da região (habitada) de Lut, no Irã. Tá pedindo chuva? Tem gente em outro canto do mundo pedindo exatamente o contrário, como no vilarejo de Mawsynra, na Índia, onde não para de chover nunca e que é considerado o lugar mais úmido da terra! Mas a boa notícia é que esse calorão goiano tem sim suas compensações. Duvida? Repare como o pôr do sol no cerrado fica ainda mais deslumbrante nesse período. É possível que depois dessa lista, você pense duas vezes antes de reclamar do calor. Ligue o ar condicionado e aproveite!

 

1 – Kebili, Tunísia 55 graus na sombra (que sombra?)

tunisia

Localizada ao sul da Tunísia, chega a registrar 55° C. A região é localizada à beira de um oásis no deserto do Saara. É um dos principais centros comerciais da área e a sombra das tamareiras vira refúgio quando a coisa aperta por lá.

 

2 – Vale da Morte, Califórnia, Estados Unidos. Pra morrer de calor!

Vale

Sim, a terra do Tio Sam também tem seu forno e atende pelo medonho nome de Vale da Morte, considerado um dos locais mais quentes do mundo pela Organização Mundial de Meteorologia. Localizado no deserto de Mojave, perto da divisa com o Estado de Nevada, região onde também fica a maior fonte de borato do mundo, em mina a céu aberto. A temperatura máxima do local já atingiu 56.7°C.

 

3 – Queensland, Austrália. O canguru pula por que o chão tá quente?

Queensland,

Não, não erramos a imagem. Mesmo na região litorânea, a terra do canguru também sofre com o calor excessivo batendo nos 69°C! O lugar mais quente é no Estado australiano, localizado no nordeste do país, que ocupa mais de 20% da Austrália. Determinado por vastas florestas tropicais, com clima seco e semidesértico, o local atrai turistas do mundo todo devido às ilhas costeiras e grande barreira de coral.

 

4 – Deserto Lut, Irã. Pensa num trem quente!

Deserto

E que tal 70 graus? Bem vindo à Lut no Irã, o 25° maior deserto do mundo. Localizado no sudeste do Irã, já registrou temperaturas de superfície superior a 70°C, com medição da Nasa. É também marcado por lagos Dasht, que se estende para o sul em torno de 300 km.

 

5 – Palmas, Tocantins

Palmas

Nossos vizinhos moradores de Palmas também sofrem bem mais do que a gente. Lá a diferença entre o período mais “frio” (julho) e o mês mais quente (setembro) é de apenas 3ºC. A capital de Tocantins é quente o ano todo, com temperaturas que atingem os 40ºC facilmente e até ultrapassam, sem falar da sensação térmica que é ainda mais alta. Os ventos em Palmas são fracos e as chuvas caem em um período bem específico: de outubro a abril.

 

6 – Sobral, Ceará – 43,9ºC

Sobral,

A cidade mais quente do país em 2015, Sobral apresentou a maior temperatura de todo o país até agora – no dia 14 de janeiro os termômetros marcaram quase 44º. Distante 230 quilômetros de distância de Fortaleza, Sobral é um dos principais polos econômicos do estado.

 

7 – Mawsynram, Índia. O lugar mais úmido do planeta.

Mawsynram,

Nessa época, muito goiano vai achar que esse é o paraíso, mas o vilarejo de Mawsynram, na Índia, sofre com chuvas torrenciais constantes e o maior índice pluviométrico médio do planeta. O vilarejo já chegou a registrar mais de 25 metros de chuvas acumuladas em apenas um ano – o maior índice global. Tudo que é demais enjoa, né? Até chuva.

 

8 – Oymyakon, Sibéria, Rússia (-71.2° C.)

Oymyakon,

Imagine um goiano num lugar desses? A expressão morrer de frio possivelmente nasceu aqui. Oymyakon detém o recorde de ser o lugar permanentemente habitado mais frio da Terra. A vila, que fica a 350 quilômetros abaixo do Círculo Polar Ártico, é o lar de mais de 210.000 pessoas, apesar de seu solo estar em um estado constante de permafrost. A escola de Oymyakon só fecha quando a temperatura cai abaixo de menos 52 graus Celsius, e os moradores deixam seus veículos rodando durante todo o dia para conseguirem dirigi-los. Junto com Verkhoyansk e Yakutsk, Oymyakon fica em uma região que antigamente era apelidada de “Anel da morte de Stalin”, já que era um dos destinos para os exilados políticos do regime soviético.

 

9 – Vostok, Antártida (-89,2° C.)

Vostok,

Localizado a 3.500 metros acima do nível do mar, Vostok é oficialmente o lugar mais frio da Terra. A temperatura mais baixa já registrada – menos 89,2 graus Celsius – aconteceu em 21 de julho de 1983. Do centro da Antártida Oriental de Gelo, o fluxo no campo eletromagnético da Terra pode ser observado. A característica fundamental de Vostok é o seu lago, com 250 km de comprimento por 50 km de largura, um dos maiores do mundo. O lago também está enterrado sob 4 km de gelo. O gelo desse lugar contém registros do clima da Terra durante os últimos 500 mil anos, e é foco de muitas pesquisas. Apesar das temperaturas frias, Vostok recebe pouca neve, já que a Antártida é tecnicamente um deserto, tendo em média 25 centímetros de precipitação por ano.

 

10 – O Por do Sol mais lindo do ano é nosso

por

Os meses de agosto e setembro trazem junto com o calor um espetáculo de rara beleza: o pôr do sol. Nessa época ele se põe ainda mais majestoso no cerrado goiano, para deleite de fotógrafos (amadores ou profissionais). É a compensação para suportar a temperatura que chega a bater na casa dos 40º nessa época do ano. Aprecie sem moderação!

 

Todo conteúdo desse site é de direito reservado ao Curta Mais.

Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização expressa e formalizada do veículo.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.

Curta Mais – Todos os direitos reservados.