Ler para uma criança na primeira infância contribui para seu desenvolvimento emocional, diverte e estimula o bom desempenho escolar

Quanto mais livros e mais histórias, mais confiança

Yasmim Fleury
Por Yasmim Fleury
80af17459ca4d95c3d689851c576e15c

Segundo pesquisa da Fundação Itaú Social realizada em parceria com o Instituo Datafolha, em 2012, 96% dos entrevistados consideram importante ou muito importante incentivar o gosto pela leitura em crianças de até 5 anos. Entretanto, a mesma pesquisa revela que somente 37% costumam ler para elas. “Ler para uma criança é uma atitude transformadora. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade e adquire cultura, conhecimentos e valores”, afirma a educadora Ana Teberosky, professora da Universidade de Barcelona.

Estudos mostram também que ler para uma criança contribui para seu desenvolvimento emocional, favorece a concentração, reduz a ansiedade e a agressividade.

Quanto mais cedo começar, melhor. A primeira infância, que vai da gestação aos 6 anos, é uma fase muito propícia para que pais, irmãos mais velhos, tios e avós apresentem as histórias e a leitura para as crianças, participando de muitas descobertas. Isso propicia uma infância mais estimulante, ajuda no desempenho escolar e, na vida adulta, gera mais segurança e preparo. O local e a forma do livro podem variar: em casa, na escola, na casa de amigos; no papel, no celular ou no tablet.

O Curta Mais incentiva o hábito da leitura e convida toda a sociedade a criar o hábito com suas crianças. Que tal começar hoje mesmo?

 

Via: Superinteressante