Ketchup brasileiro à base de acerola, abóbora e beterraba ganha prêmio em Paris

O produto já está à venda online e estará disponível em supermercados a partir do início de 2019

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
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Desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará-UFC, o ‘Natchup’ ganhou o selo Innovation Sial 2018, concedido em outubro durante o Salão Internacional de Alimentação (Sial), realizado na França.

A receita do novo ketchup é feita com frutas e legumes naturais, como acerola, abóbora e beterraba, frutos abundantes no Nordeste. Livre de aditivos químicos e corantes, o produto tem menos açúcar e sódio que o ketchup comum.

A ideia dos estudantes de graduação Bárbara Denise, Carolinne Filizola e Thiago Tajra nasceu em 2016. Eles queriam desenvolver um produto saudável e funcional, rico em vitamina C e livre de defensivos agrícolas.

“A acerola foi a primeira cotada por ser antioxidante e rica em vitamina C. A abóbora entrou no sentido de dar a consistência do produto e por ser rica em fibras. Ficou faltando a cor e chegamos à beterraba pelo potencial corante e por também ser rica em antioxidantes”, conta a professora Lucicléia Barros, chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC.

O Natchup será vendido por uma empresa que comercializa seus produtos no Brasil, Alemanha, Bélgica, Portugal, Espanha, França e EUA. Durante a cerimônia em Paris, dez países já encomendaram o Natchup.

O molho já está à venda online e deverá ser disponibilizado nos supermercados a partir do início de 2019.