Karol Conka faz show gratuito em Goiânia

Evento será na praça universitária neste final de semana e terá apresentações também de rappers goianos

Adelina Lima
Por Adelina Lima
22f5e2d8f4fdccf833a8a0ec6716867b

(Foto destaque: Marcos Aleotti)

O maior encontro secundarista da América Latina acontece em Goiânia, nos dias 29 de novembro a 3 de dezembro, na praça Universitária. Durante o 42º CONUBES, quem vai tombar o encontro é a mamacita Karol Conka, que se apresenta na sexta-feira (1º), às 22h, e promete um show que reúne diversão e consciência, uma ode ao protagonismo das manas, monas e manos das periferias que têm afirmado cada vez mais que a juventude é o poder. O evento é aberto ao público.

No show, Karol apresentará as músicas de seu primeiro disco, “Batuque Freak” (2013) e também e também algumas faixas de seu próximo trabalho, “Ambulante” em fase de finalização e que será lançado em 2018.

Considerada uma das artistas mais conhecidas do país a buscar a representatividade negra e feminina como marca do seu trabalho, Karol é hoje conhecida aqui e no exterior como uma cantora de personalidade única, com um estilo voltado ao hip hop, batidas tribais, música eletrônica, dub, reggae e reggaeton.

Em um vídeo gravado e divulgado nas redes sociais, a cantora manda um salve para todos que participarem do encontro. “Meu apoio a todos que ocupam as escolas, participam de grêmios e movimentos humanistas”, disse. Assista:

Além da Karol Conka, outra cantora confirmada é a funkeira Mc Pocahontas, que se apresenta nesta quinta-feira (30),  a partir das 22h, com seu show “Eu amo Baile Funk”.

O 42º CONUBES acontecerá no fim do ano em Goiânia e reunirá tudo isso: eleições, palestras, debates, shows e atividades culturais.

 

Rap goiano na CONUBES

Com shows e batalhas de mc’s, os artistas goianos também marcam presença no encontro da CONBES, com o evento A Praça É Roça. Na abertura, quinta-feira (30), a partir das 19h, o palco será da banca Wu Kazulo, que uniu um time de MC’s de peso formado por Ras Tibuia, Dam, Luz Negra, Renedy, Lukas SL, Saggaz Beats e Yellow Man. Conhecido pela sua pegada noventista para com o rap, o grupo mostra o que um boombap tem de interessante, remetendo ao bate cabeça de raíz, com um mix de bateria e sample instigantes. O nome do coletivo, óbvia referência às lendas do hip-hop que formavam o Wu-Tang Clan, demonstra de cara o compromisso com o bom e velho rap.

Outros artistas goianos de rap que se apresentam nesta edição do congresso em Goiânia são Relatos da Leste, D’Creto, a banca Liga Os Monstros (Boca Seca/SCA/Leon), Ronda VMG e Kafé VMG. A discotecagem hip hop está garantida com o Dj Jhonny Black.

 

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DO 42º CONGRESSO DA UBES

Goiânia, 29 de novembro a 2 de dezembro

 

29/11 – QUARTA


19h – Auditório 4 Praça Universitária

Pré-lançamento do filme “Primavera – Secundaristas e suas ocupações”

Ana Petta (diretora do filme), Paulo Celestino (diretor do filme), Adelino Cândido Pimenta (reitor substituto do Instituto Federal de Goiás-IFG)

30/11 – QUINTA


10h – Auditório 1 Praça Universitária

Defender a educação pública é defender a soberania nacional

Heleno Manoel Gomes Araújo Filho(presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação-CNTE), Geraldo Profírio Pessoa(representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE), Manoel Dias(presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualine), Eblin Farage(presidenta do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior – ANDES), Tatiana de Jesus Ferreira Pereira (secretária de Juventude do Maranhão).


10h – Auditório 2 Praça Universitária

Diretas Já e a Campanha Se Liga 16

Josué Rocha (coordenação nacional do MTST), João Paulo Rodrigues (coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST), Carina Vitral (presidenta da União da Juventude Socialista-UJS), Antônio Altenir Santos (representante do Jornal A Verdade), Moara Correa (executiva Nacional do PT)


10h – Auditório 3 Praça Universitária

ENUBES – Redução não é a solução! O extermínio e o encarceramento da juventude negra

Orlando Silva (deputado federal PCdoB-SP), Ângela Guimarães (presidenta da União dos Negros Pela Igualdade-UNEGRO), Juliana de Cássia Correia (representante do União de Núcleos de Educação Popular para Negros e Classe Trabalhadora-UNEAFRO-Brasil), Cristian Ribas (Conselho Nacional dos Direitos Humanos-CNDH), Wesley Teixeira (Amanhecer Contra a Redução), Eduardo Ribeiro (representante da Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas – INNPD), Bia Martins (Representante da União da Juventude Rebelião-UJR)

10h – Espaço Circus Praça Universitária
Primavera secundarista, as ocupações e o protagonismo das mulheres, negras/os e LGBTs

Anne Karolyne Moura (secretária de Mulheres do PT), Bruna Rocha (Ex-diretora de Mulheres da UNE), Andrey Lemos (presidente da União Nacional-UNA LGBT), Angela Albino (ex- deputada federal- PCdoB SC)

10h- Auditório 4 Praça Universitária
Passe livre e o direito à cidade

Cleber Nunes(gerente da Juventude do Estado de Goiás-GO), Josué Medeiros (doutor em Ciência Política pela IESP – UERJ), Tamires Gomes Sampaio (diretora do Instituto Lula), Renan dos Santos (vereador – PCdoB Sorocaba), Lúcio Gregori (engenheiro e criador do projeto Tarifa Zero) Caio Guilherme (presidente da UMES São Paulo)

12h às 14h
Almoço

13h às 14h – Espaço Circus Praça Universitária
Encontro com Flávio Renegado 

15h – Auditório 1  Praça Universitária
Escola sem mordaça e a contra reforma do ensino médio

Deborah Macedo Duprat (procuradora-geral da República do Brasil), Tatiana Lemos (vereadora PCdoB Goiânia), Caio Callegari (coordenador de Projetos do Todos Pela Educação), Gabriel Magno Pereira Cruz (secretário de Assuntos Jurídicos e Legislativos e Professor), Rafael Pires (professor da rede pública de Alagoas), Marcia Rebeca Silva de Oliveira (professora da Rede Estadual do Amazonas)

15h – Auditório 2 Praça Universitária
Estratégias das políticas internacionais de educação

Gabriela Mora            (representante da Área de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância-Unicef no Brasil), Yordan Bango Porro (presidente da Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes-OCLAE), Francisca Ocares (estudante representante do Chile) Paula Gonzales (estudante representante da Colômbia), Israel Rocha Barbosa (Jovem Embaixador da Organização das Nações Unidas-ONU)


15h – Auditório 3 Praça Universitária 

As contra reformas do governo Temer e a luta contra o neoliberalismo

Edmilson Costa (secretário geral do  PCB), Fátima dos Reis (dirigente nacional da CTB-GO e da Fasubra Sindical), Sammer Siman (representante da Intersindical-Central da Classe Trabalhadora), Marianna Dias (presidenta da UNE), Leonardo Péricles (presidente da Unidade Popular pelo Socialismo-UP)

15h – Auditório 4 Praça Universitária
Ensino técnico e a formação da classe trabalhadora, a pesquisa e a ciência e tecnologia nas escolas

Paulo Cesar Medeiros (diretor de Ensino Superior e Pós-Graduação do Instituto  Federal do Paraná – IFPR), Marcia Pelá (conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC e professora), Flávio Werneck (presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Brasília), Tamara Naiz (presidenta da Associação Nacional dos Pós-Graduandos-ANPG), Pedro Paulo Cavalcante (professor da rede pública de Duque de Caxias), Mariara Cruz (ex-diretora da UBES)

15h – Espaço Circus Praça Universitária
O Circuito de Cultura Secundarista-CIRCUS, a meia-entrada e uma política de cultura

Ana Petta (fundadora do Cuca da UNE e diretora do filme Primavera), Flávio Renegado (músico), Ismael Cardoso (secretário Adjunto da Seduc/MA e ex-presidente da UBES), Bruno Ramos (Liga do Funk)

18h – Auditórios 1, 2, 3, 4 e Espaço Circus 
Grupos de Discussão do Congresso da UBES

20h às 22h
Jantar

22h – Palco Praça Universitária
Atividade Cultural

Eu amo Baile Funk – MC Pocahontas, Dj Grandmaster Rafael e dançarinos de passinho

 

01/12 – SEXTA

 

10h – Praça Universitária
Passeata do 42º Congresso da UBES. Tema “Contra a lei da mordaça”

13h às 15h
Almoço refeitório Estádio Serra Dourada
 
15h às 17h- Arena Goiânia
Ato Político e Plenária Final do 42º Congresso da UBES
Manuela D’ávila (deputada estadual e pré-candidata à presidência da República, PCdoB-RS), Carla Santos (ex-presidenta da UBES), Manuela Braga (ex-presidenta da UBES), Bárbara Melo (ex-presidenta da UBES)

18h às 20h 
 Jantar refeitório Estádio Serra Dourada

22h – Palco Praça Universitária
Atividade Cultural

Karol Conka  

02/12 – SÁBADO  

10h – Arena Goiânia
Plenária Final do 42º Congresso da UBES

13h às 15h
Almoço refeitório Estádio Serra Dourada

15 às 17h – Arena Goiânia
Plenária Final do 42º Congresso da UBES