Inverno de 2018 será o mais frio do último século?

Notícia que circula pelas redes sociais tem animado amantes de frio por todo o país

Caio Miranda
Por Caio Miranda
8a0a8b41daff6bb955bf4171605f70cf

Quem costuma acompanhar as redes sociais deve ter se deparado com a ‘notícia’ de que o Brasil terá o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos. A ‘informação’ animou os amantes do frio, que devem estar se preparando para semanas de casaco e cachecol nos meses que se aproximam.

Mas o Curta Mais sente muito ao informar que, apesar de boa para muitas pessoas, principalmente os goianienses que sofrem com o calor que normalmente faz em Goiânia, a notícia, publicada originalmente pelo site TVTEC Jundiaí, não tem base em dados concretos.

As fontes da referida notícia, apesar de preverem inverno rigoroso para este ano, não apontam para um recorde histórico de frio. A Rádio Rural, por exemplo, se baseia em depoimento do engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado, que se limita a afirmar que as temperaturas em 2018 devem atingir pontos mais baixos que em 2017.

Já o climatologista Luiz Carlos Molion, ao portal Notícias Agrícolas, diz apenas que a ação do fenômeno La Niña deve persistir até maio e junho deste ano, estendedo e intensificando a força do inverno em relação aos anos anteriores. Não há menção, porém, a qualquer possibilidade de recorde de frio no último século.

Em nota publicada em suas redes sociais, o portal MetSul Meteorologia recomendou cautela ao ler notícias relacionadas ao tempo na internet. “Sempre desconfie de notícias espetaculosas na internet e, em se tratando de Meteorologia, acredite e reproduza conteúdos exclusivamente de fontes idôneas e reconhecidas como institutos oficiais e empresas do setor privado que possuem profissionais identificados e com responsabilidade técnica”, diz a empresa no comunicado.