Internautas se mobilizam e pedem ajuda contra incêndio na Chapada dos Veadeiros

Doações de alimentos, água e combustível são as mais urgentes; saiba aqui como ajudar

Caio Miranda
Por Caio Miranda
88215ac495b9024fd2ff6525a55372fd

O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros se intensificou neste último fim de semana, destruindo ao menos 31 hectares de vegetação, segundo estimativa da DMIF (Divisão de Monitoramente de Incêndios Florestais).

Todo o comércio local foi prejudicado pelo fechamento do Parque, ocorrido na semana passada. A intensidade de fumaça têm intoxicado crianças e idosos, além de causar irritações nos olhos e narizes dos habitantes mais próximos às áreas atingidas. Hotéis e pousadas da região têm registrado queda no número de reservas para as próximas semanas.

Dada a gravidade da situação, vários grupos de ambientalistas, moradores da região e voluntários de outras partes do país se mobilizam nas redes sociais para pedir ajuda.

Os grupos de ajuda pedem doações de alimentos e água para os brigadistas e demais voluntários. Como é necessário percorrer longas distâncias para chegar às áreas atingidas pelas chamas, também é necessário combustível para abastecer os carros.

Há também a necessidade de ajuda de voluntários especializados, com experiência em combate a incêndios florestais e com equipamentos de proteção para esta atividade.

O grupo Rede contra Fogo exige que a Prefeitura de Alto Paraíso decrete estado de calamidade, para que o Governo Federal intervira e auxilie o ente a superar a situação.

Para mais informações sobre como fazer doações e prestar qualquer outro tipo de ajuda, acesse as páginas Savana Veadeiros e Rede Contra Fogo.