Inscrições para o Enem começam nesta segunda; saiba para que serve o exame além do Sisu e ProUni

Mais do que uma avaliação do Ensino Médio no Brasil, o exame também serve de critério de admissão para universidades do país

Caio Miranda
Por Caio Miranda
3dffd3340455310f8fbf54e68c1d701e

Às 10h desta segunda-feira (7), começam as inscrições para a 21ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 do dia 18 pela Página do Participante.

Para fazer a inscrição, todos os candidatos devem fornecer um número de celular e endereço de email válidos, além de CPF e RG. A taxa de inscrição para candidatos que não conseguiram a isenção é de R$ 82 e pode ser paga até o dia 23 de maio.

As provas do Enem deste ano serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos. No primeiro deles, serão aplicadas as questões de linguagens, ciências humanas e redação; no segundo, caem as questões de ciências da naturesa e matemática.

Os resultados devem ser divulgados em janeiro de 2019.

Para que serve o Enem?

Mais do que um método de avaliação do Ensino Médio no Brasil, o Enem é usado como processo seletivo de mais de mil instituições de Ensino Superior públicas e privadas no país, além de outros benefícios.

Sisu

O exame é critério único e imprescindível para participar do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, um programa que classifica os candidatos a uma vaga em universidades públicas de todo o país, dispensando o Vestibular Tradicional.

A seleção acontece duas vezes por ano e utiliza as notas do Enem anterior. Ou seja, com uma prova do Enem, é possível participar duas vezes do Sisu.

ProUni

A nota do Enem também é fundamental na seleção para as bolsas do ProUni. Quanto maior for a nota do candidato no Enem, maiores são as suas chances de conseguir uma bolsa em faculdade privada pelo ProUni.

O Prouni também possui requisitos de renda e escolaridade. Todo o processo e gratuito e começa pelas inscrições via internet, com uso do mesmo número de inscrição e senha do Enem.

Fies

É necessário ter feito o Enem também para participar do FIES, programa do Governo Federal que ajuda a pagar a faculdade privada sob uma baixa taxa de juros que o estudante só começa a pagar um ano e meio após o recebimento do diploma.

Complemento ou substituição integral do Vestibular

Vestibilando de várias universidades, principalmente públicas, podem usar a nota do Enem como complemento ou mesmo substituta à nota do vestibular tradicional

As regras e critérios de seleção, neste caso, variam entre as instituições.

Posso usar o Enem para obter meu certificado de conclusão do Ensino Médio?

Desde 2017, não é mais possível utilizar a nota no Enem para obter o diploma de Ensino Médio. Agora, as pessoas poderão obter este documento por meio da realização do Exame Nacional de Certificações de Jovens e Adultos (Encceja), que é um exame dedicado especificamente para esse fim.