Inscrições abertas para carteira de habilitação gratuita em Goiás

São três as modalidades inclusas na CNH social: urbana, rural e estudantil

Kariny Bianca
Por Kariny Bianca
9662a4e27e9ab00da54c0572f588a7a3

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) abriu o período de inscrições ao Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores nesta quinta-feira (5) e, na primeira hora já contabilizou mais de 3 mil inscrições. Os interessados em obter a CNH Social devem acessar o site do Detran-GO

São três as modalidades inclusas na CNH social: urbana, rural e estudantil. No caso dos estudantes, eles devem ter entre 18 e 25 anos, estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao da inscrição (a pontuação do Enem será um dos critérios de desempate).

Os selecionados terão isenção de taxas do Detran-GO (Inclusão de Renach, Licença de Aprendizagem, agendamento de provas teórica e prática), exames médicos e psicológicos, curso teórico e prático, até três retestes e de consulta na Junta Médica, quando se tratar de pessoas com deficiência, para as quais serão reservadas 10% das vagas.

Além da primeira habilitação, o programa oferecerá condições para que pessoas de baixa renda adicionem categoria (A ou B) ou mesmo mude de B para D, além da inclusão de EAR (Exerce Atividade Remunerada) no documento, qualificando-as para o mercado de trabalho.

Cronograma dessa etapa:

5/12/19 a 4/01/2020 – Período de inscrições;

5/01/20 a 4/02/2010 – Período de análise dos cadastros;

5/02/2020 – Divulgação da lista dos contemplados.

Após a publicação do resultado, o candidato terá 15 dias para fazer a matrícula online e procurar o Centro de Formação de Condutores presencialmente para concluir a abertura do Renach, ocasião em que deve apresentar a documentação comprobatória.

Foto: Reprodução/ TV Gazeta