Inmet faz alerta de tempestade com granizo, alagamentos e ventos de até 100 km/h em Goiás

A meteorologia prevê ainda uma intensa frente fria que deve atingir principalmente as regiões Sul e Central do Estado nesta quinta-feira

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
3948ac06a068dc8d8cd15543d3db402c

O Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (03) alerta para estados das regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul. O aviso informa sobre o risco de chuvas intensas e granizo, com a possibilidade de queda de vidros e galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios e até granizo nas próximas 24 horas com ventos de até 100 km/h.

Em Goiás, a previsão é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, o que pode causar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. As regiões do Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano e Noroeste Goiano devem ser as mais atingidas.

O temporal chega acompanhado de uma frente fria que deve fazer despencar a temperatura nessas áreas atingidas entre 3° e 5°C. 
De acordo com o alerta do Inmet, Goiânia não está entre as cidades que podem ser atingidas com tanta força pela tempestade. Mas deve chover na capital, pois a previsão é de tempo nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem ficar entre 21°C e 32°C.

Com o alerta, o Inmet sinaliza indicação de “Perigo” à população das regiões por onde a frente fria deve passar. “Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades”, orienta o instituto.

Para reduzir os danos causados pela condição meteorológica adversa em virtude de chuvas intensas, o Inmet aconselha que o cidadão coloque móveis e utensílios em lugares altos, desligue aparelhos elétricos e, ao observar rachaduras nas residências, procure abrigos municipais.