Incêndio criminoso deixa mais de 20 mortos em estúdio de anime, no japão

 O Kyoto Animation é o estúdio responsável por animes como K-On!, Violet Evergarden, A Voz do Silêncio e muitos outros

Tainá Luíza Barreto Marques
Por Tainá Luíza Barreto Marques
a58671cac78809f4049e1a05177b1c6d

A sede administrativa do estúdio de animação Kyoto Animation foi incendiado na manhã desta quinta-feira (18/07), na cidade de Kyoto, no Japão. Homem de 41 anos é suspeito pela ação criminosa e já está em custódia da polícia local.

Cerca de 70 pessoas estavam nos estúdios da Kyoto Animation por volta das 10h30 no horário local (22h30 em Brasília) quando um homem não identificado entrou no imóvel de três andares e jogou um líquido inflamável. Conforme relatos, o homem jogou gasolina ao redor do prédio e também em algumas pessoas, durante a ação, ele gritou: “Morram”.

O autor do ataque se feriu durante o ato e foi levado sob custódia para um hospital. Ainda não se sabe o vínculo do suspeito com a empresa e nem o que o motivou a incendiar o prédio, mas o presidente do estúdio, Hideaki Hatta, afirmou ter recebido e-mails com ameaças de morte.

Os trabalhos das equipes de resgate já foram encerrados, no total foram confirmadas 33 mortes e 37 pessoas feridas, sendo dez em estado grave. Cerca de 40 caminhões de bombeiros foram mobilizados para conter as chamas.

A Kyoto Animation, mais conhecida como KyoAni, foi criada em 1981 e é responsável por produções como “K-ON!”, “A Melancolia de Haruhi Suzumiya” e ” “Lucky Star”. Estúdio também esteve envolvido em trabalhos secundários de animação para “Pokemon” e “Winnie the Pooh”.

Muitos fãs estão utilizando a hashtag “#PrayForKyoani”, em solidariedade à empresa: