IFG Goiânia inaugura primeira árvore solar da cooperação em Goiás

Equipamento será inaugurado nesta quarta-feira, 16 de maio, no Câmpus Goiânia

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
9e7b7569f028fb14d76f1b6d854ed219

Esse ano será de economia de energia elétrica e redução de gastos no Instituto Federal de Goiás (IFG). Serão instaladas duas árvores solares na Instituição, como parte da cooperação técnica entre o IFG e a Enel Distribuição Goiás/Aneel.

Além da inauguração do equipamento, será lançado oficialmente o Projeto de Eficiência Energética do IFG, que prevê a instalação de usinas fotovoltaicas, ações nos sistemas de iluminação, aquecimento solar de água, geração de energia elétrica através de sistemas fotovoltaicos, monitoramento e gestão de energia, além da realização de pesquisas.

A árvore solar tem cerca de 11 m², ocupa uma área aproximada de 20 m², conforme informações divulgadas à época da formalização dos acordos, e resultará em economia de energia elétrica pela unidade do IFG onde está instalada. A vida útil de cada árvore é de 20 anos. A potência de sistema de cada árvore será de cerca 2.6 kWp (potência gerada pelo sistema fotovoltaico) e além de contribuir para economia de energia, o equipamento contribui para a redução da emissão de gás carbônico (CO2).