Hugo Rodas encena espetáculos em Goiânia

ATA – Agrupação Teatral Amacaca, dirigida pelo célebre encenador, circula com seu repertório unido em um só espetáculo

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
e85384391f464766672a988132be05a5

O público de Goiânia poderá conferir espetáculos do consagrado Hugo Rodas, diretor uruguaio radicado no Brasil há mais de 40 anos. A ATA – Agrupação Teatral Amacaca, dirigida pelo célebre encenador, circula com seu repertório unido em um só espetáculo.

No 1 º ato apresenta-se “Ensaio Geral”, obra estreada em 2012, vencedora do Prêmio Myriam Muniz e Melhor Trilha Sonora do Prêmio Sesc do Teatro Candango do mesmo ano – espetáculo apresentado mais de 72 vezes em 8 estados brasileiros. E no 2º ato é apresentado “Punaré & Baraúna” de 2015, vencedora de 3 prêmios no Prêmio Sesc do Teatro Candango: Melhor Direção, Trilha Sonora e Iluminação.

A OperATA oferece ao espectador um painel da obra recente de Hugo Rodas e sua trupe. Em Ensaio Geral, o amor é celebrado em uma colagens de textos de Hilda Hilst, Caio Fernando Abreu, Eduardo Galeano, dentre outros, em um suposto ensaio na casa de alguém regado a vinho, com estética inspirada na juventude e em grafites urbanos.

Já Punaré & Baraúna é um musical autoral sertanejo sobre triângulo amoroso inspirado no romance de Luiz Bernardo Pericás – Cansaço: a longa estação. O mesmo cenário, vira pano de fundo para retratar este sertão qualquer e Amacaca canta a história destes personagens em 11 músicas originais.

Adubo

Goiânia ganha mais um espetáculo nesta circulação. No dia 6 de maio, o grupo encena Adubo ou a Sutil Arte de Escoar pelo Ralo, como parte da Mini-Mostra Retrospectiva Hugo Rodas. Tendo um quadro negro escrito a giz ao fundo, Adubo versa sobre a morte e tudo que a rodeia, em um texto rápido e denso dividido em blocos narrativos, sempre acompanhados de mudanças nos desenhos do quadro, uma metáfora sobre as transitoriedades da vida. A partir de cada história contada, o espectador é levado à risos e reflexões, alternando a visão da história sob as óticas de cada personagem. Com 13 anos de estrada, Adubo já participou de dezenas de mostras e festivais, arrancando fortes aplausos por onde passa.

“A importância do espetáculo ADUBO está no emocional e no preparo técnico dos quatro participantes que se entregam e se integram com absoluto comando cênico, com inteligência, talento, domínio vocal, corporal. Comoventes nesse jogo de ilimitada fé na sua vocação de interpretes”, comentou a atriz, Fernanda Montenegro, que assistiu à peça em sua passagem pelo Rio de Janeiro, em 2006.

Sobre Hugo Rodas

Nascido no Uruguai e radicado há mais de 40 anos no Brasil, Hugo Rodas firma-se como um dos mais talentosos e importantes artistas de teatro da atualidade. Transita pelas vezes de ator, diretor, bailarino, coreógrafo, cenógrafo, figurinista e professor de teatro. Sua trajetória está sempre ligada aos grupos teatrais para os quais trabalha, desde o Grupo Pitú, nas décadas de 70, e de 80, passando pelo Teatro Universitário Candango (TUCAN), nos anos 90 e 2000, assim como pela Companhia dos Sonhos. Atualmente é um dos nomes à frente da Agrupação Teatral Amacaca (ATA), sua mais recente trupe.

e8839003137bb2bee7eb6a78d17e4a4f.JPG

Serviço:

4 e 5 de maio – Goiânia (GO) – Centro Cultural da UFG

*6 de Maio – Adubo ou a Sutil Arte de Escoar pelo Ralo (Mini-Mostra Retrospectiva Hugo Rodas)

Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário

Ingresso: R$20,00 (Meia: R$10,00) na bilheteria do evento

20H