21/11/2019 21:37
Notícias / Conteúdo

HUGO promove encontro entre pacientes acidentados e motociclistas na campanha Maio Amarelo em Goiânia

Segundo o Hospital, 70% dos acidentes de transito são com motociclistas, e a campanha pretende conscientizar que motos podem ser seguras e prazerosas se obedecidas as normas de trânsito

Roberto
por Roberto Carlos

O Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), abraça a Campanha Maio Amarelo e promove uma ação com o Motoclube Metralhas Brasil e motociclistas independentes, para conscientizar a população sobre a importância de obedecer à legislação de trânsito. Nesta quinta-feira (30), eles estarão no heliponto do HUGO, iluminado de amarelo, para o encerramento das atividades no hospital, em parceria com o Detran. O órgão, por meio da Gerência de Formação de Condutores e Educação de Trânsito, fará distribuição de materiais informativos na unidade e blitz educativa nas proximidades da instituição.

2a096d3c6a79ba3d5c4607822588491d.jpgFoto: Divulgação


Os números que envolvem essa assistência são impressionantes. Somente em 2018, mais de 5.300 pessoas foram assistidas no HUGO, após envolvimento em acidentes de trânsito. Em decorrência desses atendimentos, 6.134 procedimentos cirúrgicos foram realizados, sendo 27 deles para amputação. No mesmo período, 162 vidas foram ceifadas pela violência no trânsito.

Esse tipo de acidente não escolhe meio de transporte, idade ou sexo. De acordo com os atendimentos do HUGO, cerca de 3.700 pacientes atendidos foram do sexo masculino e mais de 1500 do sexo feminino, o que corresponde a 72% e 28%, respectivamente. Ambos em idade economicamente ativa, pois a faixa etária predominante nas internações vai de 15 a 29 anos. Em relação ao tipo de locomoção, 3639 das vítimas se envolveram em acidentes com motocicletas, o que equivale a quase 70% das admissões motivadas por acidentes.

 

Ações

Além da ação de encerramento, outras atividades de conscientização foram realizadas durante o mês para chamar a atenção e levar mais informação a colaboradores, acompanhantes e pacientes. No início de maio, o HUGO recebeu a unidade móvel do Hemocentro, a fim de aumentar o número de bolsas de sangue em estoque. Na ocasião, integrantes do Corpo de Bombeiros e da Aeronáutica estiveram no hospital especialmente para este gesto de solidariedade. A unidade de saúde consome, em média, 700 bolsas por mês e, com frequência, vítimas de acidentes de trânsito necessitam de transfusões.

A exposição, no estacionamento próximo à Recepção Social, de um carro danificado em um acidente despertou a curiosidade de quem passou pelo local. Junto dele, um banner educativo para explicar que o cuidado é dever de todos. Um simulador de direção também ficou à disposição do público interno para quem quisesse testar, na prática, seus conhecimentos. Houve ainda distribuição de material informativo nos departamentos da instituição. A iniciativa foi realizada em parceria com o Detran.

Números Globais

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que, em 2009, cerca de 1,3 milhão de pessoas, em 178 países, perderam a vida em decorrência de acidentes de trânsito, o que corresponde a mais de 3500 por dia. Outras 50 milhões sobreviveram com sequelas. Diante disso, a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.


Ao trânsito, é computada a nona maior causa de mortes no mundo. Se analisado somente a faixa etária entre 15 e 29 anos de idade, passa a ser a primeira. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de U$S 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país, de acordo com a OMS. A instituição estima que, se nada for feito, quase 2 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e, em 2030, o número salta para 2,4 milhões.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Comunicado oficial da assessoria de Gugu Liberato confirma que o apresentador está vivo

‘As informações que circulam sobre uma suposta morte do apresentador são inverídicas’


+ Notícias

Gugu é internado em estado grave e corre risco de morte afirma site

Apresentador teria tido morte cerebral após sofrer um acidente doméstico e bater com a cabeça em uma quina


+ Notícias

Galvão Bueno passa mal no Peru e será substituído na final da Libertadores

Ele viajou para narrar a decisão da Libertadores entre Flamengo e River Plate


+ Notícias

10 presentes de amigo secreto pra você arrasar na escolha

Essa listinha ‘básica’ tem 10 itens digamos ‘queridinhos’ por quase todas as pessoas


+ Notícias

Maratona de Inovação da UFG busca soluções para problemas na saúde pública de Goiás

Imersão será no Campus Samambaia, onde as equipes receberão mentorias e apoio de especialistas para planejar, desenvolver e validar ideias


+ Notícias

Restaurante Rio Bahia comemora dois anos em Goiânia de muito samba e acarajé

Os clientes que marcarem presença receberão a carta de petiscos incríveis da casa e cervejas especiais selecionadas a 7R$


+ Notícias

Morre aos 69 anos Katsume Fujioka, um dos fundadores do Grupo Fujioka

O empresário era muito querido e respeitado por funcionários, família, amigos e toda sociedade


+ Notícias

Delino Marçal ganha Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã 2019

O cantor de Goiânia é um dos maiores nomes da música gospel do Brasil na atualidade


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.