Hospital de Goiânia usa musicoterapia para tratar pacientes com queimadura

O tratamento faz parte de um projeto que pretende diminuir a dor dos pacientes em tratamento

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
d1e3b1e3d0952bd71160026ea992e8ea

O Hospital Estadual de Urgências de Goiânia, conhecido como Hugol, está desenvolvendo pesquisas e assistências humanizadas com musicoterapia para a sua unidade de queimados, desde outubro de 2018.

A pesquisa, “Musicoterapia em pacientes vítimas de queimadura: um estudo sobre níveis de dor e ansiedade”, faz parte do projeto de mestrado do musicoterapeuta Jefferson da silva. E, apesar de ser direcionada para o pós-curativo, também tem sido usada em sessões de fisioterapia.

O projeto

e579bb3233bae8759085b96f2affa5c8.png

Imagem: Divulgação Hugol

Jefferson é mestrando em Música, pela Universidade federal de Goiás, e usa a música como ferramenta para aliviar a dor de pacientes que sofreram queimaduras. De acordo com ele, a música atua diretamente no cérebro do paciente e também pode ser usada no tratamento de pacientes com outras enfermidades, além dos com queimaduras. Dessa forma, a musicoterapia melhora os aspectos biológicos, sociais e emocionais do paciente.

Continuando as explicações, Monise gabriela, fisioterapeuta da unidade, afirma que os pacientes com queimaduras sentem muita dor durante o tratamento e a fisioterapia. Por isso, a musicoterapia acaba servindo para mudar o foco do sofrimento do paciente e criar uma associação com boas lembranças e causando uma sensação de bem-estar. Além disso, quando a pessoa está distraída acaba tornando o trabalho da equipe do hospital mais fácil e trazendo mais resultados.

Capa: Divulgação Hugol