09/12/2019 14:01
Cinema / Matéria

HBO lança minissérie com o 14 Bis do goiano Alan Calassa

Trailer do filme ‘Santos Dumont’ traz nuances da vida e história do grande pioneiro dos ares

Curta
por Curta Mais

A minissérie que será lançada no próximo dia 10 de novembro, terá 6 episódios de encantar os olhos, fazendo qualquer espectador se imaginar dentro do cenário lá do inicio doséculo XX. Ela conta com diversos arquétipos elaborados pelo goiano Luan Calassa, produzidos todos artesanalmente, sendo réplicas perfeitas dos aviões 14 Bis e Demoiselle.

O longa que conta toda trajetória do grande aviador Alberto Santos Dumont, a produção acompanha a trajetória do aviador desde a infância nos cafezais de sua família, no interior de Minas Gerais, até os requintados salões e aeroclubes da linda Paris, se passa em um cenário entre as décadas de XIX e inicio de XX em língua francesa. E segundo o diretor Estevão Ciavatt, foi bem difícil reproduzir ela no idioma francês. A série é lindamente interpretada pelo ator João Pedro Zappa que assume o papel do personagem principal na trama.

Rica em detalhes românticos, os roteiristas Pedro Motta Gueiros e Gabriel Mariani Flaksman tiveram todo cuidado e delicadeza ao contar a história do personagem de forma inerente, respeitando as singularidades da vida pessoal do protagonista e de suas grandes criações: O avião '14 Bis' e o famoso 'Demoiselle'. No teaser dos bastidores do filme, o diretor do curta Estevão Ciavatt conta que apostaram muito em recriar tentando ser o mais fiel possível para transportar o espectador àquela época.

"É uma das séries mais complexas já feitas no Brasil”. Ele é um personagem muito enigmático. A gente tem pouca informação sobre a vida pessoal. O nosso desafio foi: como que a gente vai juntar esses pontos históricos?", explica O diretor da minissérie: Fernando Acquarone.

O esplendoroso 14 Bis foi inventado no ano de 1906. Dumont realizou seu primeiro voo inaugural em 12 de novembro daquele ano, conquistando o Prêmio Archdeacon e o Prêmio do Aeroclube da França em Paris, ao realizar um voo de 220 metros. É exatamente este o momento mais marcante do longa, a criação da cenas de reprodução do primeiro voo com da engenhoca mais famosa do século XX, o fabuloso 14 Bis. Nos dias atuais existem no mundo apenas 3 réplicas fiéis do 14 Bis, e ninguém melhor que um goiano para criar uma engenhoca incrível dessas.

Alan Calassa foi o primeiro engenheiro a replicar o avião com materiais idênticos aos originais, e ainda conseguiu fazer ele alçar voo. Suas réplicas ficaram famosas em todo o mundo, e hoje Paris (cidade de origem do primeiro voo do 14bis) e Portugal possuem duas peças em exposições permanentes nos museus: Musée de L'Air (Paris), e no Museu do Ar, em Sintra (Portugal). Mas não só de 14 Bis vive o engenheiro Alan Calassa, o gênio conseguiu reproduzir também o arquétipo do modelo Demoiselle (único modelo restante do acervo Santos Dumont) que inclusive sobrevoa também em algumas cenas da Minissérie. Demoiselle era um modelo bastante avançado para a época, que se aproximava da primeira Guerra Mundial, quando Dumont colocou fogo em todas as suas engenhocas, exceto o modelo Demoiselle. Por isso Alan teve grande dificuldade para criar artesanalmente outros protótipos do visionário. A produção da minissérie não economizou em tecnologia, utilizaram guindastes para construir a base do avião, e tecnologia de computação gráfica para deixar tudo mais realista possível.

4c673e27c9f7035c01d799b0fb8d98f6.jpg

“Mesmo com toda a tecnologia atual, foi difícil construir. imagine isso há um século”, compara Alan Calassa.

Uma engenhoca com tanta perfeição que o próprio Alan afirma que há 99% de originalidade em suas peças. Fato esse que encantou os produtores da série como explica um de seus diretores Fernando Acquarone "O Alan Calaça é a única pessoa no mundo que sabe pilotar um 14 Bis, é a única pessoa que sabe projetar um 14 Bis. Esse projeto não seria possível sem a presença dele". expressa.

Os diretores do filme são: Fernando Acquarone e Estevão Ciavatta, produtores: Eduardo Zaca e Roberto Rios. E roteiristas: Pedro Motta Gueiros e Gabriel Mariani Flaksman.

Conheça ps segredos e construção por trás da série no vídeo!

 

9675b053fe987db3f47933431e627e15.jpgFoto: Miguel Filho

9a20146d6ced8cda128b79bd30c775b6.jpg

9fb15aab3c92efba7206d5260e08ada5.jpg

bcb080feb09bf336c10e3d1d4ca3e488.jpg

de7b3266b83e5a8560a74fa8fc97dfe0.jpgFotos: Alan Calassa / arquivo pessoal

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Cinema

Filme chileno ‘No’ tem exibição gratuita em Goiânia nesta quinta-feira

Estrelado por Gael García Bernal, o filme foi indicado ao Oscar 2013


+ Cinema

Goiânia sedia o maior festival de animações cinematográficas do Centro Oeste

Com mostras nacionais e internacionais serão mais de 100 títulos exibidos à partir de $2.00


+ Cinema

Filme de Scooby-Doo ganha trailer e revela origem da parceria com Salcicha

Além dos dois, também aparecem no trailer as versões mirins de Velma, Fred e Daphne


+ Cinema

Filme sobre o caso Suzane Von Richthofen será contado em duas versões e estreia ano que vem

A história do crime cometido por Suzane será contado sobre duas perspectivas. Sobre 'A menina que matou os pais' e 'O menino que matou meus pais' abordando o lado dos irmãos Cravinhos


+ Cinema

'Star Wars: Ascensão Skywalker' Último filme da saga ganha trailer assustador

Rey passou mesmo para o lado negro da força?


+ Cinema

Uau! Nostalgia é o que define a volta de Matrix aos cinemas

A boa notícia é que a nova geração vai conhecer a ficção científica tão querida por nós


+ Cinema

Saiu a lista dos 12 filmes brasileiros na disputa pelo Oscar 2020

A seleção não garante que o representante brasileiro de fato chegue a disputar a categoria de melhor filme internacional do Oscar


+ Cinema

Peter Fonda, ator de 'Easy Rider' morre de câncer no pulmão aos 79 anos

O filme com título em português "Sem destino" fez o ator ficar famoso em 1969. Ele também concorreu por atuação em "O ouro de Ulisses em 1997


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.