19/08/2019 11:16
Notícias / Conteúdo

Hashtag Somos Todos Gigantes viraliza na internet e conquista apoio de personalidades. Entenda a campanha!

Campanha tem emocionado e conquistado apoio para uma grande causa

por Curta Mais

Há oito anos, o casal Juliana e Marlos recebeu a notícia de que seu filho seria “diferente”: o pequeno Gabriel, filho mais velho do casal, é portador de nanismo, uma condição que faz de seus portadores menores em altura que a média do resto da população. Ao notar que ainda já na infância o filho precisava aprender a lidar com o preconceito, o casal saiu em busca de informação e se engajou na luta por mais respeito e pelo fim do preconceito, criando o movimento #SomosTodosGigantes.

Movimento

Marlos, Juliana, e os filhos Laura, Fernando e Gabriel

 

Conheça a história de Gabriel

 

O nanismo ainda é visto como motivo de piada: infelizmente, ainda é comum ver portadores de nanismo como personagens pejorativos e vítimas de brincadeiras de mau-gosto em programas de televisão, por exemplo. Nesse sentido, o #SomosTodosGigantes busca colocar um fim definitivo no preconceito contra pessoas portadoras dessa condição. Afinal, o estigma e preconceito são as maiores dificuldades que esses gigantes precisam enfrentar todos os dias.

Movimento

Camiseta da campanha #SomosTodosGigantes

Já apoiaram o #SomosTodosGigantes o ator global Eriberto Leão, o repórter da Rede Globo Rodrigo Alavarez e o Senador Romário. Aliás, o Senador foi o responsável pela Audiência Pública realizada para instituir o Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo, proposto para o dia 25 de outubro. A data tem como objetivo conscientizar o público a respeito do nanismo e combater o preconceito contra as pessoas portadoras dessa condição, proporcionando a elas maior qualidade de vida. Afinal, não importa nosso tamanho ou nossas dificuldades – somos todos gigantes. Para conhecer a campanha ainda mais a fundo, curta a página #SomosTodosGigantes no Facebook e siga no Instagram.

Movimento

Caravana para a audiência pública realizada em Brasília para instituir o Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo.

Movimento

Rodrigo Alvarez, repórter da Rede Globo, e Gabriel

Superação

Apesar das dificuldades, os portadores de nanismo têm conquistado seu espaço e mostrado ao mundo que não importa o tamanho – todos somos capazes de coisas grandiosas.

Peter

Peter Dinklage: "o cara" da série Game of Thrones

O ator americano Peter Dinklage, por exemplo, já foi premiado com um Emmy por sua atuação na série Game of Thrones, da HBO, na qual vive Tyrion Lannister, personagem que também vive com o estigma do nanismo. Dinklage também tem uma grande carreira no teatro, que segue paralelamente ao seu trabalho na série.

Linda

Linda Hunt, vencedora do Oscar de 1984

A também atriz Linda Hunt ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em “O Ano em que Vivemos em Perigo”. Ela também possui um consistente trabalho no teatro, já tendo sido indicada para o prêmio Tony. Linda é dona de uma voz ressonante, o que faz com que seja uma das atrizes mais solicitadas nos EUA para narrar documentários, desenhos animados de longa metragem e comerciais de televisão.

 

Gigantes

Gigantes do Norte, o primeiro time de portadores de nanismo do Brasil

No esporte, o Gigantes do Norte, de Belém do Pará, é o primeiro time de futebol exclusivamente composto de portadores de nanismo. Formado em 2007 através do desejo de criar um time especial para os pequenos, o clube compete com times de pessoas de estatura normal pelo interior e capital do Estado.

Luciano

Luciano "Montanha" Dantas, bronze do halterofilismo no Parapan 2015

Medalha de bronze do halterofilismo nos jogos do Parapan de Toronto de 2015, Luciano Dantas, o “Montanha”, levanta mais peso que muita gente grande. Em um vídeo que viralizou na internet, ele surpreende os presentes ao levantar mais de 120kg – mais que duas vezes o seu peso. No mesmo vídeo, outros atletas portadores de deficiências provam que não importa o tamanho ou as dificuldades - todos somos gigantes.

Confira o vídeo:

O que é o nanismo?

O nanismo é uma condição física na qual o indivíduo possui estatura menor que a média dos sujeitos da população. Em geral, os indivíduos portadores de nanismo têm estatura menor que 1,45, no caso dos homens, e 1,40 no caso das mulheres.

Os portadores de nanismo não possuem limitações cognitivas, possuindo capacidades idênticas às das demais pessoas. Apesar de possuir causas genéticas, o nanismo não necessariamente é uma condição hereditária, o que quer dizer que qualquer família pode ter um filho portador do nanismo.

Existem dois tipos de nanismo: o hipofisário, ou pituitário, causado pela deficiência da hipófise em produzir hormônios do crescimento; e a acondroplasia, um defeito do crescimento ósseo a partir das cartilagens. Existe tratamento para o nanismo hipofisário, através de hormônios do crescimento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


+ Notícias

Volkswagen apresenta a nova Kombi no Salão do Automóvel de Detroit

Além do design completamente reformulado, o novo modelo vem com uma enorme bateria capaz de rodar 434 km com uma carga


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.