Grande descoberta evita queda de cabelo durante sessões de quimioterapia

Um estudo de laboratório de Ralf Paus, do Center for Dermatology Research, leva a explorar propriedades da nova classe de medicamentos que se chama inibidores de CDK4/6

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
784a754ede7899a6e69e3fa063278193

Cientistas Britânicos fizeram uma importante descoberta para proteção do folículo piloso da quimioterapia, com enormes esforços que possam evitar a queda capilar fruto de um resultado dos tratamentos contra o câncer. Pesquisadores da Universidade Manchester fizeram a publicação da nova estratégia na revista EMBO Molecular Medicine.

Um estudo de laboratório de Ralf Paus, do Center for Dermatology Research, explora propriedades dessa nova classe de medicamentos que se chamam inibidores de CDK4/6, que bloqueia a divisão celular e é aprovada clinicamente nas chamadas terapeuticas contra o câncer então “direcionadas”. Em entrevista ao GNN, Dr. Talveen Purba, principal autor do estudo, afirma que, inicialmente o princípio age de algum jeito, apesar de depois mudar sua essência para a interrupção da divisão celular. “Embora a princípio isso pareça contra-intuitivo, descobrimos que os inibidores da CDK4/6 podem ser usados temporariamente para interromper a divisão celular sem promover efeitos tóxicos adicionais no folículo piloso”, disse.

6225e795e8ed6c3ff128b8a50e220e32.jpg Foto: Clínica Cavallieri

Todas essas medicações são utilizadas durante o processo de quimioterapia para tratamento da carcinoma de mama ou do pulmão e causam ansiedade entre os pacientes com câncer de mama devido a perda de cabelo por  um longo período.