Governo reativa Sistema Estadual de Museus, que terá mais dinamismo e modernidade

Ele será integrado ao Sistema Brasileiro de Museus, possibilitando acesso a editais, novas ações de formação e qualificação

Yasmim Fleury
Por Yasmim Fleury
06cf99f0f38198b4a1497be151e5827d

Os 73 museus presentes em 31 municípios de Goiás vão ser interligados e ganham mais dinamismo e modernidade. Nessa quarta-feira (12/04), na cidade de Goiás, pouco antes da Procissão do Fogaréu, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, reuniu autoridades municipais, estaduais e federais para a assinatura do termo de compromisso da reativação do Sistema Estadual de Museus. Na reunião foram apresentados os principais pontos do Sistema, que será integrado ao Sistema Brasileiro de Museus, possibilitando acesso a editais, novas ações de formação e qualificação. 

Segundo a secretária, Goiás vai viver um novo momento com a reativação do Sistema e a criação dos seis novos museus no Circuito Cultural Praça Pedro Ludovico Teixeira, projeto do governo em fase de implantação. Para isso, a secretária disse que o apoio do Ibram e Iphan Goiás são essenciais. 

Marcelo Araújo informou que a integração dos Sistemas de Museus abre perspectivas múltiplas de articulação e intercâmbio. “Temos acompanhado o projeto do Circuito Cultural com bastante interesse, e ele vai trazer uma enorme visibilidades a esse estado tão rico”, comentou o presidente.