Governo de Goiás lança programa para aumentar segurança no transporte coletivo de Goiânia

O Programa Mais Segurança visa criar o Batalhão de Terminal e o Viagem Mais Segura

Kenji Takahashi
Por Kenji Takahashi
315050d7f5315b256b9b5255af72d355

O governador José Eliton e o secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, lançam nesta quinta(19) o programa Mais Segurança. Trata-se de um pacote de medidas de curto e médio prazo que visam reduzir, ainda mais, os indicadores de criminalidade no Estado, além de garantir maior sensação de segurança à população.
As primeiras medidas referem-se às ações de segurança nos terminais do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, contando com a participação das forças policiais. A ideia é instituir ideias como o Batalhão de Terminal (composto pela Polícia Militar) e o Viagem Mais Segura (contando com a participação da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Superintendência de Polícia Técnico-Científica).
Um os principais objetivos é garantir mais segurança aos usuários do transporte coletivo goianiense, por meio da realização de ações ostensivas da Polícia Militar.
Dentro deste sistema de policiamento nos terminais, a Polícia Civil instituirá uma unidade especializada da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) para investigar crimes cometidos contra usuários do transporte coletivo, mapeando agressores ou grupos criminosos que atuam nesses locais.
As ações também contarão com a ajuda da tecnologia, já que os principais terminais de Goiânia contarão com dispositivos de monitoramento por câmeras. A ideia é promover mais interação entre polícia e comunidade e permitir que a população faça denúncias e busque atendimento de emergência.

Mais policiais

O Governo de Goiás ainda promoverá mais 500 policiais, por meio da SSP, o que buscará garantir mais motivação às forças de segurança e proporcionar um trabalho mais efetivo. Além de tudo isso, visa-se a realização de um concurso público para a contratação de mais 100 delegados para a Polícia Civil.
O programa Mais Segurança também prevê um incremento da frota de veículos das forças policiais especiais.
Outra novidade será o lançamento do Instituto de Identificação Virtual da Polícia Civil. O atestado de antecedentes poderá ser expedido de forma digital, desburocratizando o modelo atual.

Foto: Arquivo/Terminal Novo Mundo/Metrobus.