Google homenageia um dos ‘pais’ do cinema mundial

Georges Méliès inovou e popularizou o uso de efeitos especiais como o stop-motion

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
dbd843f4ed4e894e4799d91d1447e521

Marie Georges Jean Méliès nasceu no dia 8 de dezembro de 1861, em Paris (França). Foi diretor de cinema, ator, cenógrafo, ilusionista, fabricante de brinquedos e figurinista. Mas, provavelmente, ficou mais conhecido por seu trabalho no cinema com os efeitos especiais.

Foi um dos precursores do cinema de animação, propagando as técnicas do stop-motion, além de ter sido um dos primeiros a utilizar exposições múltiplas, câmera rápida, dissoluções de imagens e filme colorido. Não apenas, foi pioneiro no uso de storyboards (organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado).

Dois de seus filmes mais famosos, Le voyage dans la Lune (1902) e Voyage à travers l’impossible (1904), narram jornadas estranhas, surrealistas e fantásticas inspiradas em Júlio Verne e são considerados um dos filmes mais importantes e influentes do cinema de ficção científica. Méliès também foi um pioneiro dos filmes de terror com o seu primeiro filme Le Manoir du Diable (1896).

Confira o Doodle criado pela Google para homenagear Georges Méliès: