Goiás tem 105 municípios em situação de alerta ou risco de dengue, zika e chikungunya

Goiânia está em situação de alerta

Gabriela Tavares
Por Gabriela Tavares
953097b508836d1090252f30b00bfcc7

No estado de Goiás, 105 cidades estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya, de acordo com o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018.

Desse total, sete estão em risco de surto das doenças. Outras 98 cidades aparecem em alerta e 139 estão em situação satisfatória. A capital do estado, Goiânia, está em situação de alerta. Em Goiás, a maior parte dos criadouros foi encontrada em depósito de lixo (1.530), seguida de depósitos domiciliares (917) e de água (890).

Para ajudar no combate a essas doenças, aqui vão algumas prevenções que você pode tomar dentro de casa:

Não deixe acumular água parada

O mosquito coloca seus ovos em água limpa. É por isso que é super importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo, trocar a água da vasilha do seu bichinho e manter as caixas d’água fechadas. 

Coloque areia nos vasos de plantas

Aqueles pratinhos que você coloca nos vasos das suas plantas pode gerar um acúmulo de água perigoso. Para evitar esse acúmulo, é só colocar uma pequena quantidade de areia nesses pratinhos.

Coloque tela nas janelas

As telas contra mosquitos durante esse período podem ser suas principais aliadas. Você pode colocar em portas e janelas para proteger você e sua família.

Em caso de suspeita de foco de dengue na sua vizinhança, ligue (62) 3524-3113 (Secretaria Municipal de Saúde)