Goiás Superbike: Goiânia recebe Km de Arrancada de moto neste domingo

A movimentação no Autódromo de Goiânia já começa na sexta-feira, com treinos livres

Yasmim Fleury
Por Yasmim Fleury
3a6f89b7273d24d1b1e956389bd65723

A habilidade de pilotos goianos será colocada à prova neste domingo (07/05), quando ocorre o 1º Km de Arrancada para motos no Autódromo de Goiânia. A prova experimental é uma atração a mais da 2ª etapa do Goiás Superbike, corrida que reúne os melhores pilotos regionais de motovelocidade, divididos em oito categorias.

De acordo com o presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG), Roberto Boettcher, a intenção é introduzir no calendário goiano o Km de Arrancada sobre duas rodas. “Queremos oficializar essa modalidade, que cai no gosto do público. Por isso estamos organizando esse protótipo”, explica.

Na prova experimental deste domingo, as motos podem ter até 200cc. As largadas ocorrem por etapas, a cada dois pilotos. O Km de Arrancada tem 202 metros de extensão, diferente dos eventos de carro, que costumam ter 400 metros. Vence quem alcançar o melhor tempo. “É uma corrida muito rápida, dura segundos, o suficiente para os pilotos atingirem até 200km/h”, diz Roberto Boettcher.

 

Goiás Superbike e Maio Amarelo

O Km de Arrancada será realizado no intervalo da 2ª etapa do Goiás Superbike. O evento também contará com ações educativas. Uma parceria com o Detran Goiás vai levar informações ao público sobre os cuidados que pilotos e condutores devem ter para evitar acidentes de trânsito. A iniciativa faz parte do calendário do Maio Amarelo – Atenção Pela Vida.

Sobre as provas oficiais, na última semana a FMG divulgou novidade para os profissionais que participam do campeonato goiano de motovelocidade. A partir de agora, os cinco primeiros colocados de cada categoria poderão se inscrever na próxima etapa gratuitamente.

Para Rafael Rosa, que venceu a primeira corrida do ano na categoria 300cc Sport, a inscrição gratuita reforça em cada piloto a vontade de vencer. “É uma ótima novidade e tenho certeza que as corridas ficarão ainda mais disputadas, ninguém vai querer ficar fora do pódio”, avaliou o piloto, que é mecânico da própria moto.

A movimentação no Autódromo de Goiânia já começa na sexta-feira (5), com treinos livres. No sábado os participantes realizam os treinos cronometrados, que definirão o grid de largada. As corridas começam às 10h40 de domingo. Os ingressos estarão à venda na entrada do autódromo nos valores de R$ 10 (arquibancada) e R$ 30 (box).  

Confira os atuais líderes de cada categoria: Edson Morales (SBK Pró), Vigmar Cardoso (SBK Light), Ricardo Juliani (600cc), Bruno Barros (Naked Pró), Salvador Amaral (Naked Estreante), Rafael Rosa (300cc Sport), Josué Ferreira (300cc Master) e Matheus Barbosa (150cc).

O Goiás Superbike tem como patrocinadores/parceiros: Saga Triumph, Saga BMW Motorrad, Indian, Kawasaki Avant Motos, Pirelli, Mobil Super Moto, Moto Aires, Ducati Champion, Pódio Projetos Esportivos, Cross Team, Governo de Goiás, Detran Goiás, Balada Responsável, Seduce, Saneago e Confederação Brasileira de Motociclismo.

 

Programação da corrida de domingo (7/5)

10h40 – 150cc 

11h10 – 600cc 

11h50 – 300cc Sport / 300cc Master

12h50 – SBK Pro – SBK Light 

13h20 – Naked 

13h40 – 4º Track Day

14h30 – Pódio

Foto Capa: Divulgação – Randes Nunes