Goiás pode ter passeio turístico de trem

Grupo formado por 13 cidades já estuda a viabilidade do projeto

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
3ce1cefb2f370567eb992dd37ec1cb25

Já imaginou passear de trem pelas cidades de Goiás, conhecendo a história, a culinária e a cultura de cada município? Pois esse passeio pode se tornar realidade. Goiás Turismo, SEDUCE, IPHAN, SEBRAE e representantes de 12 municípios de Goiás discutem há 3 anos a possibilidade de implantação do projeto, que revitalizaria a Região da Estrada de Ferro. Atualmente, o estado de Goiás possui apenas trens de carga, já que os trens de passageiros foram desativados na década de 80.

Sete das 13 estações que podem integrar o passeio já foram reestruturadas pelo IPHAN e têm recebido atrações culturais, como venda de artesanato e feiras de culinária local. Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Senador Canedo, Vianópolis, Orizona, Urutaí, Silvânia, Pires do Rio, Ipameri, Goiandira, Catalão e Anápolis são as cidades envolvidas na discussão, que podem integrar o circuito turístico. Pelo projeto, Goiânia teria um ônibus turístico aberto, com opção de city tour com passeios pela capital até a estação de Senador Canedo. O primeiro trecho do passeio seria de Senador Canedo até Bonfinópolis.

Estação

Estação de trem em Pires do Rio, em Goiás.

Foto: Glaucio Henrique Chaves

Estação

Estação

Estação de trem em Silvânia, Goiás.

Fotos: Goiás Turismo.

A proposta agora passa pela análise de viabilidade financeira e técnica. Para determinar se é mesmo possível instalar uma linha de trem de passageiros na região, é preciso elaborar um projeto de viabilidade técnico-financeira. O SEBRAE já participa desse processo, que está em fase de estudos e pesquisa.

Em reunião realizada no mês de julho, o empresário Adonai Filho Arruda, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), manifestou interesse em operar o circuito caso ele seja realmente viável. Adonai é o responsável pelos mais bem-sucedidos passeios turísticos de trem do Brasil, como o da Serra do Mar, que faz Curitiba-Paranaguá, e a do Corcovado, no Rio de Janeiro, além das Serras Gaúchas e Catarinenses que atraem turistas do Brasil e do mundo.

Já

Trem da Serra da Mantiqueira na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, operado pela ABOTTC.

Passeio

Passeio turístico da Serra do Mar, também da ABOTTC.

trem

Trem do Vinho no Rio Grande do Sul: atrativo turístico de brasileiros e estrangeiros.

Ainda não há previsão para a instalação do trem e funcionamento da linha. Mas, será que o estado de Goiás tem mesmo capacidade para um circuito turístico de trem? “Lógico que tem!”, responde Luciano Soares, da Goiás Turismo. “Turisticamente, vejo o projeto como um grande produto”. Luciano ressalta o potencial turístico da linha de trem para o estado, que atrairia visitantes de todo o Brasil e seria mais uma opção de lazer para o público local.