23/01/2018 19:52
Turismo / Turismo em Goiás

Goiás ganha trilha histórica de 280 km destinada a aventureiros

Trecho inspirado no caminho de Santiago de Compostela, exalta a beleza do cerrado, a culinária goiana e os lugares históricos

Mariana
por Mariana Magalhães

O caminho de Santiago de Compostela é formando por um conjunto de rotas na Espanha para quem ama peregrinar, turistar e reviver o roteiro histórico dos antigos viajantes. Em Goiás, a população já pode curtir um passeio semelhante no Caminho de Cora Coralina. O trecho fica entre Corumbá e a cidade de Goiás, trajeto cuja sinalização existe desde 2015. Não se trata de um convite a peregrinaçaão de fé, mas de conhecimento histórico, e total contato com a natureza.

731d55dc5cb329a3a9868b4774a3c743.JPG

Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press

Uma inauguração oficial deste Caminho será realizada em março deste ano, mas os aventureiros já podem percorrer seus 282 quilômetros de trilha, partindo de Corumbá de Goiás (foto), município fica a 112km de Goiânia e a 140km de Brasília. O Caminho passa por Pirenópolis, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí, terminando na antiga capital do Estado. Um verdadeiro passeio pela dentro da história de Goiás. 

Na trilha em meio à vegetação do Cerrado, os peregrinos podem visitar ruínas de antigas lavras de ouro, bem como às fazendas históricas. Os passeios pelo Caminho de Cora podem ser realizados a pé, de bicicleta e a cavalo, ou mesmo por meio de carros apropriados, utilizando alguns desvios onde existam trilhas estreitas.

Futuramente, outros caminhos saindo de Brasília serão integrados ao projeto. O nome reverencia a poetisa e contista Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida na cidade de Goiás, em 28 de agosto de 1889. A implantação do projeto Rodovia Temática — Caminho de Cora Coralina é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha).

O Caminho de Cora Coralina é mais uma opção de lazer e conhecimento das belezas da região, como foco na preservação ambiental, e da culinária típica goiana.

Leia mais: Salto de Corumbá: o paraíso das 7 (incríveis) cachoeiras pertinho de Goiânia e Brasília

Pontos de apoio
O Caminho de Cora Coralina foi mapeado pela Segplan, em função do roteiro e no sentido de localizar e cadastrar possíveis pontos de apoio que serão implantados na próxima etapa do projeto, tais como fazendas e pessoas que possam oferecer hospedagem e alimentação aos turistas. A ideia geral é que se estruture o Caminho de Cora como trilha interpretativa, caracterizada por um conjunto de vias e percursos com função vivencial e apresentação de conhecimentos históricos, culturais, ecológicos e socioambientais da região.

Situado em uma área geográfica dotada de atributos naturais diversificados e inserido no bioma do Cerrado, o percurso da trilha é autoguiado por meio da sinalização e de mapas, e será percorrido por caminhantes que podem ser acompanhados por guias ou condutores ambientais. Nas imediações dos trechos do Caminho de Cora destacam-se ainda atividades de turismo de aventura, algumas já consolidadas, como pequenas caminhadas em trilhas, cavalgadas, cicloturismo, arvorismo, pêndulo, turismo fora de estrada, rapel, escalada, tirolesas e boias-cross.

9c16454b0b9f9eb8b486968349385d5c.jpg

E o trajeto sofreu uma pequena ampliação recentemente. Cientista ambiental, morador de Goiânia e voluntário do projeto, Alessandro Abreu conta que, na última quinta-feira (4), mais 17 km da estrada, entre Caxambu e Radiolândia, foram sinalizados. “É um processo que não acaba, porque temos de revisá-la (a sinalização) a cada três meses. Antes do lançamento (oficial), vamos providenciar o cadastro de locais de hospedagem, suporte para alimentação, locais para banho, mas isso é desenvolvido com a própria comunidade”, explica.

Fonte: Correio Brasiliense e Portal do Servidor

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

Por dentro da histórica Igreja Matriz do século 18 de Corumbá de Goiás

Conjunto arquitetônico constituído pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França é patrimônio cultural de fé no estado


+ Turismo

6 flagras que só acontecem (ainda) no interior de Goiás

Situações que só mesmo nos menores municípios goianos ainda é possível presenciar


+ Turismo

O menor município goiano tem mais coisas pra fazer do que você imagina

Confira as principais atrações da menor cidade do estado de Goiás


+ Turismo

Descobrimos uma cachoeira quase intocável no lado oeste do cerrado goiano

Escondidas dentro da mata, são 2 quedas d’água formando piscinas naturais de água cristalina


+ Turismo

Com 7 belíssimas quedas, Cachoeira dos Cristais é ótima opção para toda família na Chapada

Um verdadeiro complexo de águas translúcidas, com estrutura de camping, restaurante e de fácil acesso.


+ Turismo

7 experiências que todo turista precisa ter em Goiânia

Alguns lugares obrigatórios que todo turista precisa conhecer na cidade


+ Turismo

Com 7 cachoeiras incríveis, Complexo do Prata é um paraíso quase intocado na Chapada dos Veadeiros

Todo o roteiro, repleto de paisagens incríveis, pode ser concluído em apenas um dia


+ Turismo

Flamboyants da Avenida Goiás Norte viram ponto turístico em Goiânia

Seria esta a rua mais bonita de Goiânia?


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.