18/02/2019 06:45
Turismo / Turismo em Goiás

Goiás ganha trilha histórica de 280 km destinada a aventureiros

Trecho inspirado no caminho de Santiago de Compostela, exalta a beleza do cerrado, a culinária goiana e os lugares históricos

por Curta Mais

O caminho de Santiago de Compostela é formando por um conjunto de rotas na Espanha para quem ama peregrinar, turistar e reviver o roteiro histórico dos antigos viajantes. Em Goiás, a população já pode curtir um passeio semelhante no Caminho de Cora Coralina. O trecho fica entre Corumbá e a cidade de Goiás, trajeto cuja sinalização existe desde 2015. Não se trata de um convite a peregrinaçaão de fé, mas de conhecimento histórico, e total contato com a natureza.

731d55dc5cb329a3a9868b4774a3c743.JPG

Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press

Uma inauguração oficial deste Caminho será realizada em março deste ano, mas os aventureiros já podem percorrer seus 282 quilômetros de trilha, partindo de Corumbá de Goiás (foto), município fica a 112km de Goiânia e a 140km de Brasília. O Caminho passa por Pirenópolis, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí, terminando na antiga capital do Estado. Um verdadeiro passeio pela dentro da história de Goiás. 

Na trilha em meio à vegetação do Cerrado, os peregrinos podem visitar ruínas de antigas lavras de ouro, bem como às fazendas históricas. Os passeios pelo Caminho de Cora podem ser realizados a pé, de bicicleta e a cavalo, ou mesmo por meio de carros apropriados, utilizando alguns desvios onde existam trilhas estreitas.

Futuramente, outros caminhos saindo de Brasília serão integrados ao projeto. O nome reverencia a poetisa e contista Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida na cidade de Goiás, em 28 de agosto de 1889. A implantação do projeto Rodovia Temática — Caminho de Cora Coralina é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha).

O Caminho de Cora Coralina é mais uma opção de lazer e conhecimento das belezas da região, como foco na preservação ambiental, e da culinária típica goiana.

Leia mais: Salto de Corumbá: o paraíso das 7 (incríveis) cachoeiras pertinho de Goiânia e Brasília

Pontos de apoio
O Caminho de Cora Coralina foi mapeado pela Segplan, em função do roteiro e no sentido de localizar e cadastrar possíveis pontos de apoio que serão implantados na próxima etapa do projeto, tais como fazendas e pessoas que possam oferecer hospedagem e alimentação aos turistas. A ideia geral é que se estruture o Caminho de Cora como trilha interpretativa, caracterizada por um conjunto de vias e percursos com função vivencial e apresentação de conhecimentos históricos, culturais, ecológicos e socioambientais da região.

Situado em uma área geográfica dotada de atributos naturais diversificados e inserido no bioma do Cerrado, o percurso da trilha é autoguiado por meio da sinalização e de mapas, e será percorrido por caminhantes que podem ser acompanhados por guias ou condutores ambientais. Nas imediações dos trechos do Caminho de Cora destacam-se ainda atividades de turismo de aventura, algumas já consolidadas, como pequenas caminhadas em trilhas, cavalgadas, cicloturismo, arvorismo, pêndulo, turismo fora de estrada, rapel, escalada, tirolesas e boias-cross.

9c16454b0b9f9eb8b486968349385d5c.jpg

E o trajeto sofreu uma pequena ampliação recentemente. Cientista ambiental, morador de Goiânia e voluntário do projeto, Alessandro Abreu conta que, na última quinta-feira (4), mais 17 km da estrada, entre Caxambu e Radiolândia, foram sinalizados. “É um processo que não acaba, porque temos de revisá-la (a sinalização) a cada três meses. Antes do lançamento (oficial), vamos providenciar o cadastro de locais de hospedagem, suporte para alimentação, locais para banho, mas isso é desenvolvido com a própria comunidade”, explica.

Fonte: Correio Brasiliense e Portal do Servidor

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

Goiás entra para o top 12 destinos internacionais que são tendências para viajar em 2019

A pesquisa destaca Caldas Novas como principal atrativo


+ Turismo

Descubra Pilar de Goiás, o maior conjunto barroco do estado e seus 250 anos de história

Com casarões coloniais e muita história, cidade já foi residência da Princesa Isabel no período imperial


+ Turismo

10 perfis do Instagram que todo apaixonado por Goiás precisa conhecer

Saia da caixa e conheça lugares incríveis


+ Turismo

Bernardo Élis: um charmoso parque em Goiânia que você provavelmente não conhecia

Apesar de estar em região afastada do centro, o parque tem tudo pra ser o novo point da cidade


+ Turismo

Hotel de Pirenópolis está entre um dos 25 mais românticos da América do Sul

“Travellers Choice TripAdvisor 2019" é o mais importante prêmio do turismo da atualidade


+ Turismo

Destinos de ecoturismo no Brasil vão ganhar internet grátis e de qualidade 24 horas

O projeto prevê wifi free em mais 60 destinos como Alto Paraíso/Chapada dos Veadeiros (GO), Fernando de Noronha (PE), Abrolhos (BA), Aparatos da Serra (RS), Bonito (MS), Lençóis Maranhenses (MA), Foz Iguaçu (PR) e Jalapão (TO).


+ Turismo

Sesc Caldas Novas é eleito um dos melhores do Brasil

Unidades dos estados de Espírito Santo, Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais, entre outros, também foram citados na publicação da revista Viagem e Turismo


+ Turismo

Novo trem turístico de Goiás vai passar por 14 cidades

Sete das 14 estações que podem integrar o passeio já foram reestruturadas pelo IPHAN


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.