Goiânia ganha primeiro estacionamento exclusivo para autistas

Iniciativa pioneira no Brasil, Goiânia agora possui vagas de estacionamento com uma comunicação visual lúdica, colorida e emocional para autistas

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
42cfcd2ec0bcb4b457a30e839bb20eef

Iniciativa pioneira no Brasil, Goiânia é a primeira capital a ter um shopping com vagas de estacionamento exclusivas para pessoas autistas. A novidade foi lançada nessa terça-feira, dia 23 de julho, na presença de integrantes do projeto TEAmamos, voltado para famílias, educadores e profissionais que convivem com crianças e adolescentes dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ideia é oferecer mais conforto e acolhimento às famílias.

Por lei, autistas podem fazer uso das vagas preferenciais, mas a iniciativa tem o intuito de reforçar e instigar que cada vez mais as pessoas com autismo sejam respeitadas e tenham seu espaço na sociedade, além disso, também fazer a reaproximação e identificação. As duas vagas disponibilizadas no shopping possuem uma comunicação visual lúdica, colorida e emocional. “Nosso desejo, agora, é que ação inspire outros locais a também olharem com mais empatia para as necessidades dos diversos públicos que acolhemos,” afirma José Neto, gerente de Marketing do Goiânia Shopping.

013e9eaa10b2711a82ada149bf8d1f61.jpeg

Amanda Menezes Ferro, mãe de criança autista e uma das idealizadoras do projeto TEAmamos, elogia a iniciativa: “Essa ação faz com a gente se sinta muito especial. O que desejamos é isso que sirva de exemplo para vários lugares,” conta.

6e07a31d99c6999f4a0f8315314e01ad.jpegAmanda após cortar o laço da fita inaugurando o estacionamento

Projeto TEAmamos

O projeto tem o intuito de acolher famílias, educadores e profissionais que vivem a realidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo informação teórica, aplicabilidade na rotina da criança e, assim, gerar transformação e engajamento no tratamento. Projeto é parceiro e realiza eventos que conscientizem, informem e, consequentemente, gerem transformação de pré-conceitos sobre este transtorno. Para dúvidas ou saber mais sobre este lindo projeto, entre em contato pelo telefone: (62) 9800-3920

Foto: Divulgação