Goiânia é o alvo do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco

O antigo e o moderno em um esporte, que combina elegância, precisão, intensidade e foco

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

A capital goiana irá sediar entre os dias 28 de outubro a 1 de novembro, o 41º Campeonato Brasileiro Outdoor de Tiro com Arco e o Campeonato Brasileiro Paraolímpico Outdoor. A organização do evento é da Federação Goiana de Tiro com Arco (Fegotarco).

Segundo a Federação Goiana esse será o maior campeonato brasileiro da história e o último grande evento no Brasil, antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Estão confirmados 253 atletas – representantes de 16 estados.

O campeonato vai ser disputado em dois locais: Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), o round qualificatório e as finais no Centro Cultural Oscar Niemeyer, ambos em Goiânia. No Brasil, o esporte teve vertiginoso crescimento nos últimos anos.

Disputa

Os atletas em sua respectiva categoria dispararão um Round Qualificatório de 72 flechas (12 séries de 6 flechas – 720 pontos possíveis). Sendo que existem dois tipos de arcos: composto – posicionados a distância de 50 metros e o recurso – posicionados a distância de 70 metros.

Após essa etapa qualificatória é formado um ranking entre os 64 primeiros classificados de cada categoria que se enfrentarão em modelo de chaveamento olímpico da seguinte maneira: 1º colocado versus 64º colocado, 2 versus 63º, 3º versus 62º e assim sucessivamente. Apenas 2 chegarão para a disputa final.

Campeonato

Treinamento dos atletas da Federação Goiana de Tiro com Arco

Recordes

Categoria Arco Composto Masculino

Recorde Brasileiro: Marcelo Roriz Jr. – 709 pontos

Recorde Mundial: Cristopher Perkins (Canadá) – 715 pontos

Categoria Arco Composto Feminino

Recorde Brasileiro: Nely Acquesta – 683 pontos

Recorde Mundial: Erika Jones (EUA) – 704 pontos

Campeonato

O garoto Marcos Vinícius D’ Almeida é o principal nome do país no tiro com arco