16/08/2017 16:37
Notícias / Conteúdo

Goiânia é a primeira cidade do Brasil a oferecer curso técnico e gratuito de Teatro integrado à Ensino Médio

Curso será oferecido no Lyceu e as matrículas seguem até 25 de janeiro

42303    22

Redação
por Redação Curta Mais

O colégio mais antigo de Goiânia é também espaço de uma das iniciativas mais inovadoras entre educação e arte. Fruto de uma parceria – única no Brasil – entre Secretaria de Educação, direção de um colégio público e um grupo de teatro, o Colégio Lyceu oferecerá a partir deste ano, gratuitamente, curso técnico de teatro, integrado ao Ensino Médio. Além das disciplinas obrigatórias, o aluno tem acesso a disciplinas técnicas teatrais e conclui o Ensino Médio com diploma de formação profissional na área. As inscrições estão abertas até o dia 25 de janeiro e a matrícula pode ser feita diretamente na secretaria do colégio, que fica na Rua 21 no Centro de Goiânia. O curso tem duração de três anos e funciona em tempo integral das 7h30 às 17 horas.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado oferece o espaço para execução do projeto: são nas dependências do colégio Lyceu, que pertence ao Estado, que o curso é oferecido. A coordenação é compartilhada entre a direção do colégio e o grupo Sonhus Teatro Ritual que definem juntos, grade curricular, por exemplo. Os membros do grupo Sonhus são professores de disciplinas como mímica corporal dramática e espaço cênico e Cenotecnia. Essas disciplinas são duas das 13 que compõem o núcleo de formação profissional. Os alunos ainda recebem aulas que compõem o núcleo básico comum (como português e matemática) e núcleo básico diversificado (como informática e empreendedorismo).

“Todo o investimento artístico-intelectual-estrutural e até pedagógico não provém de algum gabinete distante da escola, nem de um programa uniforme padronizado para ser adotado por todos. Mas sim do dia-a-dia, do convívio na escola e de um histórico que vem sendo tecido há mais de 20 anos entre essa escola e esse grupo de artistas-educadores”, comenta Nando Rocha, diretor do Grupo Sonhus. Ele, como outros dois membros do grupo, também foi aluno do Lyceu. O grupo, além de ser parte do corpo discente, também é responsável por oferecer ao projeto a estrutura técnica, presente no teatro, cinema e estúdio, por exemplo.

Esta formação teatral favorece não apenas a quem almeja ser ator ou atriz profissionais, mas a todos que precisarão, em seu ambiente de trabalho, explorar sua capacidade de comunicação e de relacionamento. Como é o caso da maioria das áreas: Direito, Psicologia, Comunicação, Administração, etc. “Sem falar no relacionamento interpessoal que integra a vida de qualquer pessoa. O teatro ensina os alunos a saber lidar consigo mesmo, aceitar e compreender suas características pessoais e também a explorar sua capacidade psicomotora dentro de uma sociedade para o benefício de si e do próximo”, complementa Nando.

Parceria

O convênio entre a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) e o Grupo Sonhus Teatro Ritual não prevê repasses financeiros, apenas a cessão de uso do antigo auditório e de salas de aula que estavam ociosas em um dos pavilhões do prédio do Lyceu. Além dessa cessão de uso, a SEDUCE também concedeu a contratação de uma pequena equipe de 12 professores que compõem a equipe técnica (luz e som), administrativa, artística, pedagógica e de atendimento do Espaço Sonhus. O Espaço Sonhus funciona de domingo a domingo com essa equipe.

Espaço Sonhus

De segunda a sexta, durante o dia, o espaço atende os alunos do Lyceu. Durante as noites e fins de semana, o Espaço Sonhus é aberto para a comunidade, oferecendo atividades como cursos de dança de salão, teatro, violão, percussão entre outros. Além de shows e espetáculos produzidos por diferentes artistas e produtores da cidade.

A parceria entre o Grupo Sonhus, Seduce e Colégio Lyceu começou em 2013. Com o intuito de evidenciar esse prédio histórico de Goiânia e ocupar espaços antes ociosos do local, foi que o Grupo Sonhus Teatro Ritual iniciou o projeto “Espaço Sonhus”, e transformou seu velho auditório que andava meio abandonado em um teatro de bolso com capacidade para 100 pessoas. Na pracinha anexa, antes vazia e abrigando moradores de rua, instala uma tenda de circo para apresentações e cursos. Também criou a Casa de Chá e Café Qorpo Santo, um palco para saraus, cafés da manhã filosóficos, bate-papos e coffe-brakes para a comunidade local e artistas de Goiânia e uma sala de cinema para 40 pessoas, o Cine Sonhus Lyceu.

Goiânia

Serviço: inscrições abertas para curso técnico de Teatro

Data: Até 25 de janeiro, de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 18 horas

Local: Colégio Lyceu, Rua 18 com Rua 21, Centro – Goiânia/GO

Taxa: Inscrição e curso gratuitos

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

404   

ONG que leva alegria a hospitais e comunidades recruta voluntários

+ Notícias

ONG que leva alegria a hospitais e comunidades recruta voluntários

Profissionais de diversas áreas são esperados para ajudar


482   

Aclamado Reality Show dos Estados Unidos ganhará versão brasileira

+ Notícias

Aclamado Reality Show dos Estados Unidos ganhará versão brasileira

Com possível participação de Pabllo Vittar, a novidade é da mesma empresa que trouxe o ‘Masterchef’ ao Brasil


1291   

Gusttavo Lima grava clipe em Pirenópolis com Cléo Pires

+ Notícias

Gusttavo Lima grava clipe em Pirenópolis com Cléo Pires

Registros dos bastidores foram postados nas redes sociais das duas celebridades


6783   

Sorvete na chapa é a novidade tailandesa que faz sucesso em Goiânia

+ Notícias

Sorvete na chapa é a novidade tailandesa que faz sucesso em Goiânia

Curta Mais encontrou o sorvete feito com uma técnica bem curiosa em um food park da capital


4150   

Mostra Cinema Psi acontece em Goiânia com presença do psicanalista Contardo Calligaris

+ Notícias

Mostra Cinema Psi acontece em Goiânia com presença do psicanalista Contardo Calligaris

Filmes sobre loucura, manicômios, amor, a dor e a delícia de existir com ingressos a partir de R$ 10


5021   

Pela primeira vez mulher negra é eleita Miss Goiás

+ Notícias

Pela primeira vez mulher negra é eleita Miss Goiás

A eleita irá representar a beleza de Goiás no Miss Brasil


3787   

7 antiquários em Goiânia para quem gosta de viajar no tempo

+ Notícias

7 antiquários em Goiânia para quem gosta de viajar no tempo

Alguns achadinhos espalhados pela cidade para quem simplesmente ama objetos antigos


591   

10 Brinquedos que fizeram sua alegria na infância que vão te fazer voltar no tempo

+ Notícias

10 Brinquedos que fizeram sua alegria na infância que vão te fazer voltar no tempo

Aquaplay, autorama, pega peixe e muito mais


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.