22/07/2019 13:33
Notícias / Conteúdo

Goiânia é a primeira cidade do Brasil a oferecer curso técnico e gratuito de Teatro integrado à Ensino Médio

Curso será oferecido no Lyceu e as matrículas seguem até 25 de janeiro

Redação
por Redação Curta Mais

O colégio mais antigo de Goiânia é também espaço de uma das iniciativas mais inovadoras entre educação e arte. Fruto de uma parceria – única no Brasil – entre Secretaria de Educação, direção de um colégio público e um grupo de teatro, o Colégio Lyceu oferecerá a partir deste ano, gratuitamente, curso técnico de teatro, integrado ao Ensino Médio. Além das disciplinas obrigatórias, o aluno tem acesso a disciplinas técnicas teatrais e conclui o Ensino Médio com diploma de formação profissional na área. As inscrições estão abertas até o dia 25 de janeiro e a matrícula pode ser feita diretamente na secretaria do colégio, que fica na Rua 21 no Centro de Goiânia. O curso tem duração de três anos e funciona em tempo integral das 7h30 às 17 horas.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado oferece o espaço para execução do projeto: são nas dependências do colégio Lyceu, que pertence ao Estado, que o curso é oferecido. A coordenação é compartilhada entre a direção do colégio e o grupo Sonhus Teatro Ritual que definem juntos, grade curricular, por exemplo. Os membros do grupo Sonhus são professores de disciplinas como mímica corporal dramática e espaço cênico e Cenotecnia. Essas disciplinas são duas das 13 que compõem o núcleo de formação profissional. Os alunos ainda recebem aulas que compõem o núcleo básico comum (como português e matemática) e núcleo básico diversificado (como informática e empreendedorismo).

“Todo o investimento artístico-intelectual-estrutural e até pedagógico não provém de algum gabinete distante da escola, nem de um programa uniforme padronizado para ser adotado por todos. Mas sim do dia-a-dia, do convívio na escola e de um histórico que vem sendo tecido há mais de 20 anos entre essa escola e esse grupo de artistas-educadores”, comenta Nando Rocha, diretor do Grupo Sonhus. Ele, como outros dois membros do grupo, também foi aluno do Lyceu. O grupo, além de ser parte do corpo discente, também é responsável por oferecer ao projeto a estrutura técnica, presente no teatro, cinema e estúdio, por exemplo.

Esta formação teatral favorece não apenas a quem almeja ser ator ou atriz profissionais, mas a todos que precisarão, em seu ambiente de trabalho, explorar sua capacidade de comunicação e de relacionamento. Como é o caso da maioria das áreas: Direito, Psicologia, Comunicação, Administração, etc. “Sem falar no relacionamento interpessoal que integra a vida de qualquer pessoa. O teatro ensina os alunos a saber lidar consigo mesmo, aceitar e compreender suas características pessoais e também a explorar sua capacidade psicomotora dentro de uma sociedade para o benefício de si e do próximo”, complementa Nando.

Parceria

O convênio entre a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) e o Grupo Sonhus Teatro Ritual não prevê repasses financeiros, apenas a cessão de uso do antigo auditório e de salas de aula que estavam ociosas em um dos pavilhões do prédio do Lyceu. Além dessa cessão de uso, a SEDUCE também concedeu a contratação de uma pequena equipe de 12 professores que compõem a equipe técnica (luz e som), administrativa, artística, pedagógica e de atendimento do Espaço Sonhus. O Espaço Sonhus funciona de domingo a domingo com essa equipe.

Espaço Sonhus

De segunda a sexta, durante o dia, o espaço atende os alunos do Lyceu. Durante as noites e fins de semana, o Espaço Sonhus é aberto para a comunidade, oferecendo atividades como cursos de dança de salão, teatro, violão, percussão entre outros. Além de shows e espetáculos produzidos por diferentes artistas e produtores da cidade.

A parceria entre o Grupo Sonhus, Seduce e Colégio Lyceu começou em 2013. Com o intuito de evidenciar esse prédio histórico de Goiânia e ocupar espaços antes ociosos do local, foi que o Grupo Sonhus Teatro Ritual iniciou o projeto “Espaço Sonhus”, e transformou seu velho auditório que andava meio abandonado em um teatro de bolso com capacidade para 100 pessoas. Na pracinha anexa, antes vazia e abrigando moradores de rua, instala uma tenda de circo para apresentações e cursos. Também criou a Casa de Chá e Café Qorpo Santo, um palco para saraus, cafés da manhã filosóficos, bate-papos e coffe-brakes para a comunidade local e artistas de Goiânia e uma sala de cinema para 40 pessoas, o Cine Sonhus Lyceu.

Goiânia

Serviço: inscrições abertas para curso técnico de Teatro

Data: Até 25 de janeiro, de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 18 horas

Local: Colégio Lyceu, Rua 18 com Rua 21, Centro – Goiânia/GO

Taxa: Inscrição e curso gratuitos

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Após destruir colchão e viralizar nas redes sociais, cão Chico volta a aprontar na casa da Dona; assista

Patrícia ganhou almofadas e colchões novos, mas Chico não deixou passar. "É o Chicorbyl", brinca a dona do cão após toda a bagunça!


+ Notícias

Pedreiro de Anápolis que emocionou a internet com surpresa para filha ganha bolsa para cursar Engenharia Civil

"É uma das coisas mais bonitas que eu já vi na vida", declarou Padre Fábio de Melo sobre o vídeo


+ Notícias

Cantora Alcione responde Presidente Bolsonaro sobre críticas a governos nordestinos: assista

Na sexta-feira Bolsonaro foi filmado chamando os governadores do nordeste de "Paraíba"


+ Notícias

Globo solta nota sobre comentários de Bolsonaro: Miriam Leitão foi presa, torturada e não participou de luta armada

Jornalista foi hostilizada em feira literária e ao comentar o ocorrido, o presidente afirmou que a jornalista mentiu sobre ter sido torturada


+ Notícias

QuintoAndar zera taxa de administração para proprietários e dá R$700 de desconto para inquilinos de Goiânia durante mês de julho

Ação contempla o cancelamento da taxa de administração durante os seis primeiros meses e o desconto de R$ 700 na primeira mensalidade do aluguel em contratos fechados até o dia 31/07/2019


+ Notícias

'Bolsonaro é minha maior decepção', desabafa Alexandre Frota

O parlamentar disse, em entrevista à revista Época, que sente “nojo” do bolsonarismo “xiita” e que defende João Doria (PSDB) para comandar o país em 2023


+ Notícias

Veja o que fazer em Goiânia neste final de semana

Julho, mês de férias mas a cidade está cada dia mais agitada. São shows para todos os gostos e bolsos


+ Notícias

Grupo terrorista revela plano para matar Bolsonaro, diz revista

Em entrevista a Veja, representante do SSS ameaça presidente, seus familiares e dois ministros


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.