Fotógrafo brasileiro ganha concurso internacional com foto do cerrado

Marcio Cabral, fotógrafo brasileiro está ganhando o mundo e divulgando nosso precioso bioma

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
9b4a4f78f81df71cc7813d078a85aa89

O trabalho do fotógrafo Márcio Cabral está ajudando a divulgar o bioma brasileiro mais ameaçado. No final de 2017, Márcio foi um dos vencedores do Wildlife Photographer of the Year, o principal concurso internacional de fotografia da natureza. E, na última sexta-feira (9), recebeu o International Garden Photographer of the Year, principal premiação de fotografia de plantas do mundo. Em ambos casos, Cabral venceu com fotografias do cerrado.

Em entrevista ao O Globo, Cabral comentou: — É importante para o mundo ver e se conscientizar que o Brasil não tem só a Amazônia. E o Cerrado está sendo devastado pelo avanço da agricultura. 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o bioma cerrado perdeu 9,5 mil km² só em 2015, mais da metade do que foi registrado na Amazônia. Para o diretor-geral do (IGPOTY): “À medida que ecossistemas como o Cerrado brasileiro estão sob ameaça, esta imagem nos obriga a documentar, compreender e proteger nossas paisagens vulneráveis com uma paixão ainda maior”.

E elogiou o trabalho de Cabral, dizendo: “É artisticamente e tecnicamente brilhante, empregando uso e entendimento soberbos do equipamento, dos processos de pós-captura, cores e exposição. Tem a capacidade de fazer com que a gente se sinta renovado e maravilhado, como se nós experimentássemos a vida vegetal neste planeta pela primeira vez”.

A imagem em destaque “O chuveirinho”, de Márcio Cabral, foi premiada no Photo NightScape. 

6e5ac99f6c4f26e30e96f6a1fbcf5e48.jpg

Imagem vencedora do Wildlife Photographer of the Year, o flagra de um tamanduá se alimentando de cupins no Parque Nacional das Emas / Marcio Cabral

0d5d89df730f1b5ebbbf1a7b00441b56.jpg

Um mergulhados no Abismo Anhumas / Marcio Cabral