Filmes que todo jornalista deve assistir

Adelina Lima
Por Adelina Lima
132ac1d2cf9f8affd33200287f68e1d8

O jornalismo é uma profissão essencialmente multifacetada. Exige sempre muita flexibilidade para noticiar os fatos sociais e saber lidar com o seu impacto na vida das pessoas. Curta Mais elaborou uma lista com 11 filmes que todo jornalista deve assistir. Confira:

The Post

91119b9a1abd669fde26c08f27e1b3a4.jpg

Ben Bradlee (Tom Hanks) e Kat Graham (Meryl Streep), editores do jornal The Washington Post, recebem documentos secretos do governo estadunidense relatando o verdadeiro papel do país na Guerra do Vietnã. Enfrentando o Pentagono e a concorrencia New York Times, a dupla corre para publicar a bombástica verdade por trás do conflito.

Todos os Homens do Presidente
a195b7ce7909e900cc7f89fefabb0c1c.jpg

Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter (Robert Redford) do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate e que teve como consequência a queda do presidente Richard Nixon.

 

Sob a Névoa da Guerra
cbb4b6cebbf9df91e43ccb7f06d31459.jpg

Documentário assombroso sobre Robert McNamara, Secretário de Defesa norte-americano nos governos Kennedy e Lyndon Johnson. McNamara foi personagem de momentos capitais do século 20, como a Segunda Guerra, a Guerra Fria e a Guerra do Vietnã. Morris, sempre genial, extrai opiniões surpreendentes de McNamara sobre a política externa americana, além de confissões sobre decisões que custaram a vida de muita gente.

 

Cidadão Kane

Dirigido por Orson Welles, o longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre no interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

 

Quase Famosos

Um fã ávido por rock’n’roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.

 

Ponto de Vista

O presidente dos Estados Unidos, Ashton (William Hurt), participará de uma conferência mundial sobre o combate ao terrorismo em Salamanca, na Espanha. Thomas Barnes (Dennis Quaid) e Kent Taylor (Matthew Fox) são os agentes do Serviço Secreto designados para protegê-lo durante o evento. Entretanto logo em sua chegada o presidente é baleado, o que gera um grande tumulto. Na multidão que assiste ao atentado está Howard Lewis (Forest Whitaker), um turista americano que estava gravando tudo para mostrar aos filhos quando retornasse para casa. A partir da perspectiva de diversos presentes no local antes e depois do atentado é que se pode chegar à verdade sobre o ocorrido.

 

O Âncora

Em plena década de 70, Ron Burgundy (Will Ferrell) é dos mais famosos âncoras de telejornais de San Diego. Ele trabalha ao lado de Veronica (Christina Applegate), que fica apenas com matérias relacionadas à cozinha e de interesse feminino. Querendo mais espaço, Veronica passa a duelar com Ron e os dois iniciam uma verdadeira guerra nos bastidores sobre quem deve ser o principal âncora do telejornal.

 

Capote

Em novembro de 1959, Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) lê um artigo no jornal New York Times sobre o assassinato de quatro integrantes de uma conhecida família de fazendeiros em Holcomb, no Kansas. O assunto chama sua atenção já que ele acredita ser esta a oportunidade perfeita de provar que, nas mãos do escritor certo, histórias de não-ficção podem ser tão emocionantes quanto as de ficção. Acompanhado por Harper Lee (Catherine Keener), sua amiga de infância, Capote viaja até lá e surpreende a sociedade local com sua voz infantil, seus maneirismos femininos e roupas não–convencionais. Logo, o escritor ganha a confiança de Alvin Dewey (Chris Cooper), o agente que lidera a investigação pelo assassinato. Pouco depois, os assassinos, Perry Smith (Clifton Collins Jr.) e Dick Hickock (Mark Pellegrino), são capturados em Las Vegas e devolvidos ao Kansas, onde são julgados e condenados à morte. Capote os visita na prisão e percebe que a história pode render material suficiente para um livro, que poderia revolucionar a literatura moderna.

 

Spotlight – Segredos Revelados
5d597683059dfe83a765afbe17377c32.jpg

Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

 

Medo e Delírio

Enviado para Las Vegas para cobrir o Mint 400, uma corrida de motos no deserto, o jornalista Dr. Thompson (Johnny Depp) e seu advogado (Benicio Del Toro) se encontram numa cidade onde somente drogas poderosas podem fazer com que as coisas sejam ligeiramente normais.

 

Boa Noite e Boa Sorte

Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.

 

O Informante
e107a2143f5a374a62e81d324fad8648.jpg

Em 1994, ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico “60 Minutos”, da rede americana CBS. Dizia que os mandachuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acentuar esta característica. Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público.