Filarmônica de Goiás recebe Nelson Freire em evento gratuito em Goiânia

Filarmônica de Goiás recebe o aclamado pianista Nelson Freire para interpretar o Concerto para piano nº2 de Brahms.

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
65a0141ba1c1528cc7ab3e93d762e16a

No dia 12 de maio, sábado, às 20h30, no Centro de Convenções da PUC, a Filarmônica de Goiás recebe o aclamado pianista Nelson Freire para interpretar o Concerto para piano nº2 de Brahms. No programa ainda estão as obras “Rituel in memoriam Bruno Maderna”, de Boulez e “Música para cordas, trompete e percussão”, de Grazyna Bacewicz.

A composição de Bacewicz merece destaque já que a autora compartilha com seus contemporâneos a visão de um novo mundo musical que levou a música polonesa a se tornar uma das principais contribuintes da cultura europeia na segunda metade do século XX.

A apresentação acontece sob a batuta do Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Neil Thomson. 

 

NEIL THOMSON

Neil Thomson nasceu em Londres em 1966, estudou violino e viola na Royal Academy of Music (1984-87) e regência com Norman Del Mar no Royal College of Music (1987-89).

Já regeu concertos com consagrados solistas incluindo Sir James Galway, Moura Lympany, Sir Thomas Allen, Felicity Lott, Philip Langridge, Sarah Chang, Antonio Meneses, Steven Isserlis, Julian Lloyd Webber, David Geringas, Natalie Clein, Ittai Shapira, Gyorgy Pauk, Brett Dean, Jean-Philippe Collard, Stephen Hough, Peter Jablonski, Jean-Louis Steuerman, Evelyn Glennie e Sir Richard Rodney Bennett.

Neil já conduziu as principais orquestras do Reino Unido. Recentes estreias incluem concertos com a Filarmônica de Tóquio, a Orquestra Sinfônica Yomiuri Nippon,  Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Munique, Orquestra Sinfônica Nacional da Irlanda, Orquestra Sinfônica Nacional de Taiwan e Orquestra de Ópera de Gotenburgh.  

As gravações de Thomson incluem um álbum de concertos contemporâneos de violino com Ittai Shapira e Orquestra Filarmônica Real de Liverpool e ainda dois discos de música orquestral de César Guerra-Peixe com a Orquestra Filarmônica de Goiás. Atualmente, Neil está envolvido em um projeto para gravar as 14 sinfonias de Claudio Santoro para Naxos com a Filarmônica de Goiás.

De 1992 a 2006, foi Regente Titular no Royal College of Music, sendo o maestro mais jovem a ocupar este cargo. Foi nomeado membro honorário do RCM em 1994 pelos serviços prestados à instituição.

Desde 2014, é Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás.

 

NELSON FREIRE

Reconhecido internacionalmente como um dos maiores pianistas em atividade, Nelson Freire com frequência é comparado a figuras lendárias como Rachmaninoff, Cortot, Hofmann, Rubinstein e Gould. Em 50 anos de carreira, o pianista brasileiro apresentou-se ao lado de inúmeros regentes ilustres, colaborando com as Filarmônicas de Berlim, Munique e Roterdã, as Sinfônicas de Viena e Londres, entre outras. Incluído na série Great Pianists of the 20th Century da Philips, o premiado solista recebeu em 2005 a distinção Victoire d’Honneur pelo conjunto da obra.

 

S E R V I Ç O

Filarmônica e Nelson Freire

Data: 12 de maio ( sábado)

Horário: 20h30

Local: Centro de Convenções da PUC (Câmpus II – Avenida Engler, 507 – Jardim Mariliza, Goiânia – GO, 74885-460)

Entrada gratuita

APRESENTAÇÃO INADEQUADA PARA MENORES DE 8 ANOS