Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero acontece em Goiânia

Estão abertas inscrições para curta e longa-metragens. O tema é sexualidade humana em suas diversas formas de expressão.

Yasmim Fleury
Por Yasmim Fleury
9012d9b9a5e5f64a52eb1361b3d3acd7

Estão abertas, até o dia 1 de maio, as inscrições para o II DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás que será realizado entre os dias 1 e 4 de junho em Goiânia.

São aceitos curta e longa-metragens de qualquer gênero, desde que sejam relacionados com o tema da sexualidade humana em suas diversas formas de expressão. Os curta e longa metragens devem ter sido produzidos a partir de 2015, sem disponibilidade na internet e ter no máximo 25 minutos de duração. A inscrição online deve ser feita no site do DIGO. A lista final dos filmes selecionados será divulgada até 10 de maio e as cópias de exibição das obras devem ser enviadas até 20 de maio.

Ainda está previsto a realização de performances, teatro, exposições e debates para dialogarmos as temáticas que envolvam a diversidade sexual e a de gênero. 

O DIGO é um festival de filmes que tem por objetivo estimular e promover a conscientização do público, no que tange o respeito integral aos direitos humanos e a inclusão das minorias. O evento foi pioneiro no centro-oeste brasileiro, por isso DIGO, que Goiás – terra do pequi e das Cavalhadas será mais uma vez destaque mundial do cinema voltado para a diversidade sexual e de gênero.

A proposta é evidenciar a 7ª arte e suas cores pautada na luta pelos direitos humanos. Além disso, oportunizar todo tipo de manifestação artística gerando a autoestima dos indivíduos envolvidos agregando: diversidade, inovação e amor sem preconceitos ou restrições e será realizado novamente com recursos próprios, voluntariado e parceiros.

O projeto articula audiovisual, educação e tecnologias para ampliar o universo da expressão e da percepção estética da diversidade de Goiás, Brasil e mundo, propondo abordar não só a sexualidade, mas incorporar o sentido da realidade do ser humano e suas nuances. Assim, iremos promover as questões relacionadas a diversidade sexual, com foco sempre no respeito integral e luta ao preconceito.

 

Premiação
Os melhores curta-metragens serão contemplados com o Troféu DIGO que será entregue para as diversas categorias, incluindo melhor direção, roteiro e interpretação em curtas goianos, nacionais e internacionais. O público também elegerá seus curta-metragens nacionais e internacionais preferidos, que também receberão troféu. Dentre os prêmios especiais, estão o Prêmio Christian Petermann (Menção Honrosa) para Melhor Filme.