19/09/2019 21:58
Kids / Teatro Infantil

Festival de Teatro Infantil de Goiás, Festin movimenta o Teatro Goiânia no feriado

Festival será neste fim de semana e terá acessibilidade para portadores de deficiência

Bianca
por Bianca Stephania

O Teatro Goiânia recebe neste fim de semana a 3ª edição do Festival de Teatro Infantil de Goiás -Festin, com espetáculos teatrais feitos para divertir, encantar e despertar a imaginação das crianças. O Festin será realizado de sexta-feira a domingo, dias 19, 20 e 21 de abril.

A novidade deste ano é que toda a programação terá intérpretes de libras e recurso de áudio descrição para pessoas cegas e/ou com baixa visão, numa parceria com a Faculdade de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás (UFG), que irá oferecer alunos e professores do curso para serem intérpretes de libras em todos os espetáculos.

Segundo o idealizador do festival e produtor cultural Hélio Martins, a proposta é manter sempre esses recursos de acessibilidade, garantindo assim o direto das crianças e de suas famílias o acesso à cultura.

Além das apresentações, haverá também uma oficina para atores e não atores com o mestre em performances culturais, professor, ator e diretor Bruno Peixoto, e uma oficina de teatro para crianças com a atriz e produtora Sandra Clesys, e ainda, uma roda de conversa com produtores, atores e profissionais da educação para debater o tema: Teatro Acessível: direito de todos à cultura, aberto ao público em geral e gratuito.

Confira a programação:

Sexta-feira, 19/04

17h – Abertura

17h15 - Berorrokan – A Origem do Mundo Karajá, do Instituto Arte e Inclusão/ INAI

No espetáculo, um grupo de aruanãs, peixes que vivem no fundo do Rio Araguaia, decide visitar a superfície e descobrem coisas fantásticas que lhe enchem os olhos. Mesmo arriscando não poderem retornar para o rio onde vivem, saem em busca de toda beleza que avistavam, mas recebem com isso muitas obrigações e responsabilidades que poderão lhes custar a vida.

Roteiro e Direção – Thiago Santana

Classificação: Livre

19h – Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola – Cia. Tumba la Catumba / Brasília – BR

A história do espetáculo começa com o sumiço do instrumento considerado o xodó do grupo: a pandeirola. Ela é surrupiada e levada para o fundo da mata - obra que, segundo a lenda, "é coisa de Saci". Lobsbom, Elvira, Monstralilica, Escamoso, Frankstina e Zé Zumbi saem em busca do objeto e, em momentos que misturam sonho e realidade, são levados a vivenciarem aventuras em torno das histórias fantásticas que compõem o folclore brasileiro. A saga também é permeada por ritmos como rock, bolero, guitarrada e samba, executados e cantados ao vivo pelos personagens. O musical poder ser definido com um encontro de uma equipe de profissionais com o Tumba la Catumba. O entrosamento e a afinidade resultaram em um espetáculo para todas as idades.

Texto e direção: Miriam Virna

Classificação: Livre

Sábado, 20/04

10h – Oficina para Atores / Oficina de Teatro para crianças (Aberto ao público e gratuito)

14h – Encontro com produtores, diretores, atores e profissionais da educação. Mesa: tema: “Teatro Acessível: direito de todos à cultura”.

17h – Reapresentação Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola – Cia Tumba la Catumba / Brasília – BR

Classificação: Livre

19h – O Grande Circo Magico – F2 Produções

Por da montagem as crianças irá conhecer a história do circo, sua origem, sua evolução e peculiaridades. Um resgate e preservação da história da cultura circense brasileira através de um espetáculo interativo e rico em conteúdo. Numa linguagem adaptada ao público infantil, o espetáculo circense remete a algo incrível, fazendo viajar na alegria dos palhaços, nas acrobacias dos malabares e dos mágicos, na beleza das cores.

Direção Artística: Bruno Peixoto

Classificação: Livre

Domingo, 21/04

11h – Mistérios da Páscoa – Du Caixote Cia / Goiânia – GO

O texto de Edson de Oliveira em parceria com seu irmão, Edilson de Oliveira, narra uma história que se desenrola numa floresta e a bicharada apronta uma confusão até que encontrarem um bom caminho para realizar a missão de contar a verdadeira história e os mistérios da páscoa. Triste com as pessoas, principalmente com as crianças por não mais se lembrarem do verdadeiro sentido da páscoa e só se reocuparem com chocolates, o coelho decide não distribuir os ovos achocolatados antes de fazer com que as pessoas rememorem valores propostos no tempo pascal: mudança de vida, respeito ao próximo e principalmente a renovação do amor.

Direção Geral e Produção: Vanderlei Roncato

Direção Artística e Teatral: Edson de Oliveira

Classificação: Livre

17h – O Mundo Mágico de Doroty – Cia. Flor do Cerrado/ Trindade – GO

A Cia. Flor do Cerrado leva ao palco a adaptação de um clássico da literatura infantil. Baseado na obra original de Lian Frank Baum, o espetáculo retrata seus personagens lúdicos e inesquecíveis, através da trajetória de uma menina, um espantalho, um homem de lata e um leão, que vão à procura do Mágico de OZ para realizar os seus sonhos, mas são impedidos pela Bruxa Má, a partir daí cada um descobre dentro de si qualidades que eles nem imaginavam que possuíam: Inteligência (Espantalho), sentimentos (Homem de lata), coragem (Leão). A peça traz uma verdadeira lição de vida e aprendizado sobre quem realmente somos nós.

Adaptação e direção: Danilo Felipe

Classificação: Livre

SERVIÇO

3º Festival de Teatro Infantil de Goiás - Festin

Data: Sexta-feira a domingo, dias 19, 20 e 21/04

Local: Teatro Goiânia

Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia + taxas)

Estudantes com carteirinha, idosos, professores e crianças até 12 anos pagam meia.

Vendas: Sympla ou na bilheteria do Teatro uma hora antes de cada apresentação.

Realização: Cia. Flor do Cerrado e HM Produções

Contato: (62) 9 8145-8939 - Hélio Martins

 

 

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Kids

Bisavós se vestem igual aos personagens da animação 'Up - Altas Aventuras' e viralizam na Web

Aos 90 anos de idade, os bisavós Richard e Caroline Bain ficaram felizes pelo convite


+ Kids

Estação Turma da Mônica tem programação especial para as férias em Goiânia

Programação do parque conta com oficinas, cineminha e caça ao tesouro no mês de julho


+ Kids

Parque Mutirama reabre com entrada grátis

O maior parque infantil da cidade está de volta com 17 brinquedos reformados


+ Kids

Goiânia recebe musical infantil Masha e o Urso Live Show

O espetáculo oficial tem promoção exclusiva do Clube Curta Mais


+ Kids

 Centro Cultural Oscar Niemeyer inaugura biblioteca infantil com 11 mil livros em Goiânia

Esta é a primeira das três bibliotecas a ser inaugurada e funcionará no piso 1 do prédio principal


+ Kids

Bazar Mamãe Chic dá até 70% de desconto para economizar no enxoval do bebê em Goiânia

São cerca de 100 estandes voltados para moda infantil, moda gestante, moda feminina, enxoval para o bebê, higiene, móveis, decoração, fotografia, festa infantil e muito mais!


+ Kids

Troque o tablet do seu filho por um instrumento musical

O conselho é dado por um neuropsicólogo que garante que as aulas de música estimulam a memória e a inteligência.


+ Kids

Goiânia recebe peça 'Mistérios da Páscoa' neste domingo

Espetáculo traz a reflexão de que mais que os chocolates e doces, a páscoa é tempo de renovar o compromisso com próximo, ou seja, com vida em sociedade e o amor


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.