Festival de gastronomia, cultura e tradições nordestinas acontece nos arredores de Goiânia

2º TereÔxente contará com música, restaurantes, produtos típicos e artesanato

Kenji Takahashi
Por Kenji Takahashi
1acc7e58caf745c2f632603397f2accb

O 2º Festival TereÔxente, evento que valoriza a cultura, as tradições e a gastronomia típica do nordeste, acontecerá em Terezópolis, entre os dias 26 a 29 de abril. O festival é uma chance de se deliciar com os pratos típicos da região e tem movimentado (assim como em sua primeira edição) a economia local da cidade goiana. O evento acontece bem no coração de Terezópolis, na praça da Matriz e promete envolver o público com o som do forró.

176861c45ab7f6b840ae1f5dd9ca1514.jpg

Achadinho de camarão.

Segundo o prefeito da cidade, Francisco Alves Júnior-Juninho, o projeto integra o Circuito dos Festivais Gastronômicos de Goiás. Em suas palavras, “contabilizamos bons resultados com o TereÔxente e estamos otimistas com a realização da segunda edição. Além de promover as tradições de nossa gente, o evento movimenta o turismo e aquece a economia da região.”
Uma curiosidade que poucos conhecem é que Terezópolis, cidade a 30 quilômetros da capital e com cerca de 8 mil moradores, possui a maior parte de seus habitantes de origem nordestina.

57929b7a0b6e30bc5f22140664dd9f41.jpg

Panelinha de Maria Bonita.

Música e gastronomia

Além do forró, o festival contará com apresentações de dança de grupos folclóricos formados por estudantes das escolas públicas da cidade, além de muito xaxado, maracatu e baião.
Já na parte gastronômica, o TereÔxente contará com um cardápio com 20 pratos que serão ofertados pelos seguintes restaurantes: Ação social Ôxente, Brioso e Manhoso, Trilha do Açaí da Fazenda Santa Branca, Paraíbas da Feira e Pastel do Acre, SaborTerê, Espetinho da Praça e Empório Brito.

Evento move economia local.

Na bodega poderão ser encontrados produtos como farinha de mandioca, polvilho, rapadura, queijo, requeijão e uma infinidade de doces e quitutes variados. A chef de cozinha Mariana Rodrigues, professora do IGA é a orientadora dos restaurantes do festival – com o apoio também da coordenadora do curso de gastronomia da PUC-GO, Cris Souza.

Cultura e artesanato

As produções artísticas locais não poderiam ficar de fora do evento e terão lugar de destaque, estando à venda em um estande no festival. O destaque, por enquanto, fica com o chapéu do Lampião – item que foi campeão de vendas no ano passado e que virou um dos símbolos do TereÔxente. As promessas de produtos artesanais para este ano são os bonecos do Lampião e da Maria Bonita.

ec75994cb0f5ff20076b61acee7cb800.jpg

Escondidinho de Lampião.

Assim como na primeira edição, estudantes da rede municipal e estadual continuam envolvidos na produção de cordel. Durante o evento ocorrerá o lançamento de um livro de poemas, fruto do trabalho de produção literária que foi realizado no 1º Festival TereÔxente. O livro será autografado pelos alunos que criaram nos quesitos da Literatura de Cordel. Alunos do colégio Estadual Professor Alfredo Nasser também se envolveram no projeto com uma performance temática, e prometem bela surpresa.

023d3e16d84aef4b7f59ecc41f327bed.jpg

Língua afiada.

Empreendedorismo

Vale a pena conferir também o Cozinha Show, que terá como tema “Acarajé no Tabuleiro da Baiana com uma conversa empreendedora, recheada de bons negócios”: ação com apoio do SEBRAE-GO, parceiro do projeto. A cozinha show será feita pela presidente da Associação Nacional das Baianas do Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares de Salvador, Bahia (ABAM), Rita Maria Ventura dos Santos que estará acompanhada de Noelia Pires da Silva, integrante da Associação. As baianas do Acarajé de Salvador vão executar a receita mostrando para o público presente como se faz o delicioso quitute nordestino.

Paula Boaventura, primeira dama e Secretária de Promoção Social, convida o público para o evento.

E só lembrando que, recentemente, as baianas do Acarajé de Salvador estiveram em Terezópolis ministrando uma oficina para os representantes dos restaurantes com adesão ao Festival. Sinal claro que o festival envolve uma grande preparação e expectativa dos moradores da cidade e dos visitantes do TereÔxente, um evento para lá de arretado!

415f5284433e617dffbe2eab215c6d2c.jpg

Cuscuz com carne de sol e ovo.

Serviço

2º TereÔxente- Festival Gastronômico de Terezópolis, Comida e Arte Nordestina

Onde | Praça da Matriz-Terezópolis – 30km de Goiânia na Br 153;
Quando | 26 a 29 de abril (quinta a domingo), das 19:00h até 00:00;
Informações turísticas | (62) 9 9293-9372;
Mapa |