Festival de Forró homenageia Luiz Gonzaga na cidade mais nordestina de Goiás

Teresópolis, a 30km de Goiânia, celebra o Dia Nacional do Forró com música e comidas típicas

Adelina Lima
Por Adelina Lima
effd48910fcfb668f68ab1a91eb10f64

Terra do TerêOxente, a cidade de Terezópolis, é um dos municípios goianos que mais se encontra a cultura do forró rastapé. A cidade a 30 quilômetros de Goiânia com cerca de oito mil habitantes é um pedaço do Nordeste dentro de Goiás, isso porque grande parte de seus moradores é composta de nordestinos ou descendentes. E pra celebrar a cultura e tradição nordestina, no próximo dia 16 de dezembro acontece um festival gastronômico e musical no ginásio de esportes, a partir das 21 horas, para celebrar o Dia Nacional do Forró. Ingresso para a festa é 1kg de alimento não perecível.

O evento terá show do rabequeiro Jeferson Leite e Trio Gavião, com muito forró, baião e xote. O grupo leva o som contagiante da rabeca, zabumba, pandeiro e do triângulo que se misturam com os versos das canções no ritmo quente do forró nordestino. Além disso, a festa contatará com um cardápio de petiscos típicos nordestinos. A renda e os donativos arrecadados no evento vão para programas assistenciais locais. O evento celebra o 13 de dezembro, Dia Nacional do Forró, criado pela lei 11.176 em homenagem ao dia do nascimento de Luiz Gonzaga, o maior sanfoneiro do Brasil.

“Terezópolis reverencia um dos maiores ícones da cultura brasileira, o pernambucano Luiz Gonzaga que eternizou obras que valorizam e projetam os ritmos nordestinos para o Brasil e para o mundo. Por todo legado e genialidade, nossas homenagens e vivas ao Rei do Baião”, justifica o prefeito Juninho.

Luiz Gonzaga-Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu, sertão pernambucano no dia 13 de dezembro de 1912. O Rei do Baião como ficou conhecido no Brasil retratava em suas canções a vida simples e as injustiças no Sertão Nordestino. Morreu em Recife, em 2 de agosto de 1989 e devido a sua genialidade musical deixou um grande legado de composições e a canção Asa Branca se tornou hino do Nordeste brasileiro. 

Serviço:

Tributo à Luiz Gonzaga
Quando: 16 de Dezembro, sábado
Horário: 21 horas
Onde: Ginásio de Esportes de Terezópolis-Go.
Ingressos: 1 kg de alimento não perecível
Informações: Sonea Stival 9 9972 1851 Darmélia Barbosa 9 9973 3994