Feira da Troca de Brinquedos em Goiânia combate o consumismo e dribla a crise com criatividade

Programa para crianças e adultos no Dia das Crianças

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Um programa diferente pra driblar a crise sem comprometer a alegria da garotada (e de quebra, dos grandões também). Nesta segunda-feira, 12, feriado, será realizada mais uma edição da Feira de Troca de Brinquedos de Goiânia, um evento totalmente gratuito que tem o objetivo de promover a socialização e troca de brinquedos entre crianças de diferentes idades.

Os organizadores da feira também pensaram nos adultos, que podem levar livros, discos, roupas e outos objetos para trocar enquanto seus pequenos se divertem e fazem amizade com outros novos coleguinhas.

Feira

Oportunidade para estimular a comunicação e combater o consumismo. (Fotos: Facebook Feira da Troca)

Como participar

Leve seus objetos em boas condições. Não se esqueça de pegar uma esteira, lençol ou forro para estender na grama e expor os brinquedos e objetos. Levem também água, frutas e um lanchinho. A recomendação é levar também lixeirinhas para não deixar resíduos no local.

Dicas

– Toda atenção com as crianças para evitar contratempos;

– Levar esteiras, organizar os brinquedos e nomear cada um. Depois de tudo organizado é hora de andar por aí e escolher o que deseja trocar. Ao encontrar o brinquedo, a própria criança deve conversar com a dona daquele objeto e mostrar o que trouxe para trocar por aquele brinquedo. Em hipótese nenhuma as crianças devem ser forçadas a trocar;

– A regra é clara: os pequenos escolhem, negociam e trocam. Pais não podem interferir! A ideia é estimular a boa comunicação e instruir os meninos e meninas à respeito do uso consciente dos brinquedos: se ela não usa mais, por que não trocar por outro que pode te trazer novas experiências?

– É comum ver os pais aflitos sobre as “negociações” dos fillhos, justamente porque determinado objeto custou caro quando adquirido. O objetivo é mostrar aos responsáveis que a criança, muitas vezes, não se apega ao preço, mas ao significado, na aventura de brincar e imaginar.

Feira

Cantinho da história contará com livros para leitura.

Doações

Os brinquedos que não forem trocados poderão, ainda, fazer a alegria de outras crianças através da doação. Uma grande caixa de papelão fica sempre disponível para que tanto os objetos que não foram “negociados” quando aqueles levados especificamente para doação possam ser depositados ali.

Cantinhos especiais

Uma das novidades este ano é o cantinho da história, que fica pertinho de uma árvore cheia de livros infantis para consulta.

Pais e responsáveis contarão com o apoio de uma pediatra que estará disponível para uma roda de conversa com pais e responsáveis, o grupo Flor de Alecrim com Jogos Teatrais e  Benção da Deeksha, uma técnica de relaxamento.

Origem do evento

As feiras de troca foram criadas pelo Movimento Infância Livre de Consumismo (MCLC) e o Instituto Alana (alana.org.br). Ao longo dos seis anos de ações na época das crianças e Natal, foram realizadas feiras simultaneamente em mais de 30 estados do Brasil. Em Goiânia o evento acontece desde 2012, sendo que em 2013 realizamos duas Feiras: uma no Dia das Crianças e outra no Natal. 

feira 

Parque Vaca Brava será palco de mais uma edição da Feira da Troca.

Serviço:

5ª Feira de Troca de Brinquedos de Goiânia

Quando: 12 de outubro, segunda.

Que horas: das 9 às 12 horas

Onde: Parque Vaca Brava (perto da casinha de manutenção)

Mais informações: Feira da Troca Goiânia