22/11/2019 14:14
Notícias / Conteúdo

Ex-presidente da UEFA, Michel Platini, é preso por suspeita de corrupção envolvendo a Copa do Catar

A investigação é sobre um almoço na sede do governo francês em novembro de 2010 onde a Copa teria sido "vendida" ao Catar

Isabela
por Isabela Albuquerque

O ex-presidente da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) foi preso na manhã desta terça-feira (18), em Paris por suspeitas de corrupção envolvendo a Copa de 2022. Michel Platini é ex-jogador e, com 63 anos, era um dos investigados em operação que checa por possíveis irregularidades na escola do Catar como sede do próximo Mundial da FIFA. As informações são do site MediaPart.

Além de Platini, a operação mantém presa a ex-conselheira do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, Sophie Dion, por “suspeita de atos ativos e passivos de suborno”. O antigo secretário geral do governo, Claude Gueant, também foi chamado para depor em condição de “suspeito livre” pelo Escritório Central de Luta contra Corrupção e Infrações Financeiras e Fiscais (OCLCIFF).

Em 2016 foi aberta a primeira investigação na escolha do Catar como sede da Copa de 2022 pela Promotoria Financeira Nacional (PNF) da França. No ano seguinte, Platini foi ouvido como testemunha e admitiu que votou no Catar em dezembro de 2010, quando o país foi apontado como sede do Mundial.

Houve uma série de controvérsias em relação à adequação do país para ser sede do Mundial. As alegações de corrupção dentro da FIFA levantaram algumas perguntas sobre a legitimidade da licitação do Catar. O ex-vice-presidente da organização, Jack Warner, afirmou que um e-mail havia sido divulgado alegando que o país “comprou” a Copa, o que foi negado pela FIFA.

De acordo com o jornal Le Monde, de Paris, o foco da investigação seria um almoço organizado no Palácio do Eliseu, sede do governo francês, em novembro de 2010, onde estavam presentes o então presidente Nicolas Sarkozy, Michel Platini, Tamim Ben Hamad Al Thani, o Emir do Catar, e o então primeiro ministro do emirado, Sheikh Hamad, Bem Jassem.

Michel Platini é considerando um dos maiores jogadores do futebol mundial durante a década de 1980, vencendo a Bola de Ouro três vezes seguidas entre 1983 e 1985. Depois de aposentar como jogador, Platini se tornou treinador da seleção francesa, mas obteve um resultado decepcionante. Então, ingressou na administração do futebol, sendo fundamental na organização da Copa do Mundo na França em 1998.

Platini foi presidente da UEFA entre 2007 e 2015, quando foi afastado do futebol por seis anos depois de ser condenado por receber pagamentos indevidos do ex-presidente da FIFA, Sebastian Blatter. A pena foi reduzida a quatro anos após recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS) e termina em outubro deste ano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Rabino Henry Sobel; destaque dos direitos humanos no Brasil, morre aos 75 anos

Atuante dos direitos humanos desde a ditadura militar, lutou por esclarecimentos da morte de jornalista Vladimir Herzog


+ Notícias

Governo do estado de Goiás abre vagas para estagiários em órgãos públicos

As vagas serão sediadas pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), e as inscrições começam hoje


+ Notícias

Comunicado oficial da assessoria de Gugu Liberato confirma que o apresentador está vivo

‘As informações que circulam sobre uma suposta morte do apresentador são inverídicas’


+ Notícias

Gugu é internado em estado grave e corre risco de morte afirma site

Apresentador teria tido morte cerebral após sofrer um acidente doméstico e bater com a cabeça em uma quina


+ Notícias

Galvão Bueno passa mal no Peru e será substituído na final da Libertadores

Ele viajou para narrar a decisão da Libertadores entre Flamengo e River Plate


+ Notícias

10 presentes de amigo secreto pra você arrasar na escolha

Essa listinha ‘básica’ tem 10 itens digamos ‘queridinhos’ por quase todas as pessoas


+ Notícias

Maratona de Inovação da UFG busca soluções para problemas na saúde pública de Goiás

Imersão será no Campus Samambaia, onde as equipes receberão mentorias e apoio de especialistas para planejar, desenvolver e validar ideias


+ Notícias

Restaurante Rio Bahia comemora dois anos em Goiânia de muito samba e acarajé

Os clientes que marcarem presença receberão a carta de petiscos incríveis da casa e cervejas especiais selecionadas a 7R$


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.