Estudantes transformam a vida de moradoras de rua em Goiânia

Projeto social Via Alternativa cria oportunidade de emprego a indivíduos em situações de rua. Objetivo é resgatar outras pessoas nas mesmas condições na capital

Adelina Lima
Por Adelina Lima
90fdfad27e0c04199d06b3088f0b3ea7

Existem milhões de pessoas em situação de rua hoje no Brasil, muitos deles sem documentação e tampouco acesso ao sistema bancário. Diante dessa realidade, estudantes do curso de Economia da Universidade Federal de Goiás criaram o projeto social Via Alternativa, em parceria com a Casa de Acolhida Cidadã. O objetivo é ajudar pessoas em situação de rua a voltarem ao mercado de trabalho e reintegrá-los ao convívio social.

Duas mulheres que estavam em situações de rua na capital já estão sendo beneficiadas por este projeto. Uma delas é Fabiana, de 32 anos. Desde 2012, ela se abrigava na Casa de Acolhida Cidadã e procurava uma oportunidade fixa de emprego. Seu talento em fazer tapetes de crochê foi identificado pela Casa de Acolhida e pelos criadores do projeto.Foram disponibilizados para ela linhas e agulhas para que Fabiana se transforme em empreendedora e retome a vida ao lado de seus dois filhos.

Outra moradora de rua que também vai se beneficiar com o projeto é Edinalva (foto destaque). Ela recebeu materiais para fazer panos de prato e vendê-los como quiser. Edinalva não conteve a felicidade ao receber esta oportunidade. Assim como Fabiana e Edinalva, a meta é que este mês de novembro pelo menos 10 moradores de rua sejam resgatados e estejam gerando sua própria renda através deste projeto.

O Via Alternativa prevê a doação de produtos e itens escolhidos pelos interessados, conforme aptidão pessoal, para que ele inicie sua vida profissional de forma autônoma. Os produtos variam desde linhas e barbantes para confecção de panos de prato e tapetes até refrigerantes, sucos e doces para revenda em terminais de rua.

O serviço tem acompanhamento assistencial e orientação sobre educação financeira. Além disso, os estudantes desenvolveram um sistema de microcrédito social em forma de produtos para revenda. O intuito é estimular a capacidade empreendedora de cada indivíduo que quiser trabalhar.

Mas para que o Via Alternativa se torne amplo e possa ajudar o maior número de pessoas em situação de rua, a equipe precisa do apoio de empresas da iniciativa privada para patrocinar o projeto em forma de produtos ou aportes financeiros que serão transformados em produtos. Quer ajudar?

3a2aadbe0a4440c10f550415f435912b.png

Acesse o projeto VIA ALTERNATIVA

Email: [email protected]

Telefone: 62 99945-6644 / 62 98468-9361

Facebook: /pviaalternativa

Instagram: @projetova