Estudantes goianos são classificados para a maior competição esportiva estudantil do mundo

Treino pesado durante 6 dias por semana

Kenji Takahashi
Por Kenji Takahashi
bccbef18f6aaf030270499553605b39e

Boas notícias para o esporte e a educação goianos! Quatro estudantes de Goiás foram classificados para a disputa esportiva mais importante para alunos de escolas públicas e privadas do mundo inteiro, a Gymnasíade, que acontece entre 2 e 9 de maio, em Marrakesh, no Marrocos.
Os jovens atletas selecionados foram Rafael Magalhães (15, taekwondo), Guilherme Marinho (16, taekwondo), Patrick Cardoso (17, taekwondo) e Arthur Vinicius Mesquita (16, judô). Para chegar à etapa mundial, eles precisaram ser campeões na etapa nacional do evento, realizada durante quatro dias, de 22 a 25 de março, em São Paulo (SP).
Ao todo, 88 estudantes goianos participaram da seletiva em diversas modalidades (como atletismo, natação, taekwondo, judô, karatê, wrestling e xadrez) e competiram com outros 1.200 atletas de 21 estados brasileiros.
O presidente da Federação Goiana de Desporto Escolar (FGDE), Marco Maia, afirma que “é muito satisfatório ver que com o esporte poderemos levar o nome do nosso estado para fora do país, o que mostra que todo o esforço das equipes valeu a pena”.
Para alcançar a vitória, os estudantes passaram por um longo processo de preparação e treinamento, que chegou a envolver treinos durante seis dias por semana, por cerca de 5 horas, como foi no caso de Patrick Cardoso – um dos escolhidos para a fase mundial na categoria peso pesado de taekwondo.
Vale ressaltar que os atletas goianos tiverem um bom desempenho na etapa nacional da competição estudantil, ganhando 18 medalhas, sendo 6 de prata e 8 de bronze.

Foto de capa: estudantes selecionados para a Gymnasíade, em Marrocos.