Entenda: Por que o dia da mentira é comemorado nesta data?

O dia 1 de abril tem sido considerado como o dia da mentira a cerca de 455 anos

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
acafb803fadc3136058c278efa8476d7

Por mais que o dia da mentira seja comemorada em nosso país, e no resto do mundo, todos os anos nesta mesma data, a maioria das pessoas não sabe como ou porquê ela surgiu. Acontece que esta tradição antiga veio da França e é comemorada a cerca de 455 anos. 

Tudo começou quando o rei francês Carlos IX decidiu resistir a uma proclamação feita pelo papa Gregório XIII!

O dia da mentira

No passado, o ano novo começava a ser comemorado no dia 25 de março, com o início da primavera, e terminando uma semana depois, no dia 1 de abril. Esse período era marcado por grandes festas e trocas de presentes.

Mas, em 1562, o papa Gregório XIII estabeleceu o calendário gregoriano para os países cristãos, passando o ano novo para o dia 1 de janeiro. Ainda assim, por cerca de 2 anos, o rei francês resistiu a nova data e manteve a comemoração em seu período tradicional, passando a seguir o decreto apenas em 1564.

O problema foi que alguns franceses resistiram a nova data comemorativa e continuaram com os seus costumes e sua antiga celebração. Isso fez com que o restante, que havia se adequado, ridicularizassem aqueles que não se adaptaram. 

Com isso, eles começaram a pregar pessas enviando convites de festas falsas e presentes estranhos para essas pessoas. Com o tempo a brincadeira acabou tomando conta de todo o país e até mesmo se espalhando para o resto do mundo, sendo comemorada até hoje.

 

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

 

Capa: Pixabay