Entenda a polêmica sobre o uso de camisetas de cursinho durante o Enem

Neste ano, as prova acontecem nos dois próximos domingos, dia 3 e 10 de novembro

Kariny Bianca
Por Kariny Bianca
a1f5d11c99075b81b136dc06191faa0c

Os candidatos do Enem e os estudantes que já fizeram o exame nos anos anteriores, estão falando sobre as tradicionais camisetas de cursinho usadas nos dias de prova. Algumas pessoas afirmam que elas podem intimidar e desconectar quem não teve condições de passar pelo ensino preparatório para o exame, outras dizem que é uma polêmica vazia.

A psicóloga cognitivo comportamental, Cleudineia Borges, explicou ao Curta Mais que a camiseta é apenas um gatilho para despertar as crenças que já existem na mente do estudante. “Nesse contexto, a ansiedade faz com que a pessoa tenha uma visão distorcida ou realista, levando em conta os fatores externos. Entra a questão da vunerabilidade e desigualdade social, estabilidade emocional e financeira, como também o sentimento de ameaça por alguém que se mostra mais preparado”, diz. 

A camiseta não é garantia de que a pessoa realmente tenha se dedicado aos estudos, a sugestão é que os candidatos mantenham-se concentrados e não deixem que esses fatores exerçam influência no seu rendimento durante a prova. Todos os anos, esse mesmo assunto tem pautado as rodinhas de conversas e as redes socias, dias antes da prova do Enem. Neste ano, as provas acontecem nos dois próximos domingos, dia 3 e 10 de novembro. 

Veja as opiniões do internautas no twitter:

Foto de capa: Hevellyn Nicolle da Silva Pedroza/meme do Enem 2018

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter