Enredo Branding coloca Goiás no cenário internacional de design, criação e inovação

Com apenas cinco anos, empresa goiana acaba de conquistar o El Ojo de Iberoamérica de Branding e Imagem, e concorre ao Prêmio Brasil Design Awards

Yasmim Fleury
Por Yasmim Fleury
82dd14ed6f8e06290ddf73c8de65f172

Fundada em 2012 pelo empresário Ciro Rocha, a Enredo é uma consultoria de branding, inovação e design premiada internacionalmente. Seu papel é ajudar outras empresas a se destacarem em seus segmentos, unindo design e inteligência competitiva.

Para isso, ela projeta a expansão de negócios para novos mercados e internacionalização, fortalecimento da cultura interna nas empresas, reposicionamento de marca, processos de fusão e aquisição, criação ou renovação de novos produtos e serviços. 

A empresa de branding coleciona sucessos desde seu primeiro ano, quando o trabalho desenvolvido para Ceagro – uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro -, permitiu um crescimento de 110%, conquistado com a mudança de nome para Agrex e aquisição da empresa pela Mitsubishi Corp.

Enredo tem o objetivo de criar e manter marcas que as pessoas desejem, para isso, a empresa realiza consultorias de posicionamento e inteligência competitiva de gestão da marca, envolvendo identidade visual e propósito. Também atua com o desenvolvimento de projetos de design, ambientação e arquitetura, como a criação da experiência da marca no ponto de venda e a projeção de lojas e escritórios; além de atuar na estratégia digital das empresas, realizando o posicionamento de marcas nas mídias digitais.

Em apenas cinco anos, a Enredo coleciona cases de sucesso, como o projeto realizado para a EntregaWeb, a primeira empresa de delivery online do Centro-Oeste, que mudou a forma dos goianos pedirem delivery em casa.

A empresa ainda é responsável pelo reposicionamento do portal de entretenimento Curta Mais, direcionando a estratégia da marca para novas frentes de negócio, como a produção de eventos. “Ajudamos um pequeno portal de entretenimento de Goiás a se tornar o terceiro site mais visitado do Estado, aumentando de 30 mil acessos para quatro milhões mensais”, explica Ciro Rocha, diretor executivo da Enredo Branding.

 

Prêmios

A Enredo é a primeira empresa goiana a conquistar reconhecimento no Festival El Ojo de Iberoamérica, maior evento de criatividade da América Latina e mercados ibéricos nos Estados Unidos e Europa. A empresa foi premiada com bronze, na categoria Branding e Imagem Corporativa, com o projeto para a empresa de tecnologia Acttive.

A Acttive precisava resgatar o seu DNA de inovação, atraindo novos clientes e talentos para a companhia. O trabalho resultou no desenvolvimento de uma marca viva e interativa, tendo em mente que a inovação vem das pessoas por trás da tecnologia. O projeto foi desenvolvido junto com os engenheiros de software da Acttive e resultou na criação de um sistema que gera diferentes variações de logo através de diferentes inputs, inspirando colaboradores a criarem seus próprios símbolos.

Segundo Ciro Rocha, a conquista deste prêmio coloca Goiás no radar nacional da criatividade e reforça a capacidade de uma empresa local em criar soluções que impulsionam negócios da região. “O El Ojo, somado a outras grandes premiações internacionais que temos conquistado, é a prova de que santo de casa faz milagre, sim. Ele nos colocando de igual para igual com as grandes empresas do eixo Rio-São Paulo e mundo”, comemora.

A Enredo ainda concorre ao Prêmio Brasil Design Award (BDA), conhecido como “prêmio dos prêmios” por estabelecer as maiores referências em design e inovação do País. A premiação ocorrerá no dia 5 de dezembro, em São Paulo, e pode colocar a empresa entre as protagonistas do mercado brasileiro, inspirando a indústria e estabelecendo padrões.

 

Ciro Rocha

Fundador e diretor executivo da Enredo Branding, Ciro Rocha é responsável por projetos de reposicionamento de marcas de grandes empresas, como Oi, Ponto Frio, Ipiranga, Mitsubishi, Grupo Jaime Câmara, Grupo Multidata e Grupo Odilon Santos. Depois de se especializar na Europa, ele volta à Goiânia com a ideal de tornar as marcas locais mais competitivas nacional e internacionalmente. 

Ciro Rocha também é diretor regional da Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN) em Goiás, diretor de marketing do Movimento Goiás Competitivo (MGC) e vice-presidente do Comitê de Marketing da AMCHAM Goiânia.