Elon Musk cria cápsula para resgatar garotos presos em caverna na Tailândia

Musk é CEO da Tesla e SpaceX e, entre outros projetos, quer colonizar Marte

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
e88282dc7b8afaff75e823eb4f9ad672

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, propôs no último final de semana uma espécie de submarino que pudesse ajudar no resgate dos garotos presos na caverna da Tailândia. Musk falou sobre a missão em sua conta no Twitter e no sábado pediu aos engenheiros da SpaceX que iniciasse a construção de um pequeno veículo usando o tubo de transferência de oxigênio líquido do foguete Falcon como um casco. No domingo, Musk publicou fotos e vídeos do dispositivo já pronto e testes do mesmo em uma piscina.

Testando por mais 3 horas em Los Angeles, depois irá em um avião para a Tailândia“, Musk escreveu na noite de domingo (8/7).

“Mais feedback da Tailândia. O primeiro caminho é basicamente um submarino pequeno, do tamanho de uma criança, usando o tubo de oxigênio líquido da Falcon 9 como casco. Leve o suficiente para ser carregado por dois mergulhadores, pequeno o suficiente para passar pelos lugares estreitos. Extremamente robusto”, completou.

Mas se tudo correr bem, o veículo de Musk não chegará a tempo para contribuir com o resgate. Isso porque desde o domingo, mergulhadores conseguiram resgatar cinco dos 12 garotos que ficaram presos, junto com seu técnico, na caverna inundada na Tailândia. A expectativa é que todos eles sejam resgatados nos próximos três dias.

O minissubmarino ficou pronto em apenas oito horas.

Considerado o Homem de Ferro da vida real (o ator Robert Downey Jr. se inspirou em Elon para viver Tony Stark), Elon Musk toca ainda outros projetos ambiciosos. Além de popularizar os carros elétricos autônomos, o inventor bilionário quer enviar humanos para Marte. Outro projeto futurista dele é o Hyperloop, um meio de transporte que promete reduzir viagens entre Rio de Janeiro e São Paulo para apenas vinte minutos, por exemplo.

Conheça melhor o minissubmarino de Elon: