18/08/2019 19:00
Tecnologia / Inovação

Elon Musk anuncia dispositivo que permitirá o uso de smartphones através do pensamento

O bilionário informou que no próximo ano começará a testar o dispositivo em humanos

Tainá Luíza
por Tainá Luíza Barreto Marques

O bilionário Elon Musk, anunciou seu mais novo projeto em um evento nos Estados Unidos, nesta terça-feira (16/07). Elon está trabalhando em um pequeno dispositivo que conectará o cérebro à computadores e smartphones. 

No evento, a startup comandada pelo bilionário, Neuralink, apresentou um pequeno sensor, que seria a primeira versão do dispositivo. Os pesquisadores explicam que são minieletrodos implantados por robôs especialmente desenvolvidos para executar esta tarefa. 

Além disso, Elon Musk explicou que pode haver milhares de eletrodos conectados a um cérebro, captando o máximo de informações, que seriam enviadas para um aplicativo de smartphone por meio de um tipo de aparelho auditivo. O objetivo inicial do projeto é fazer com que as pessoas consigam controlar seus smartphones através do pensamento, mas com o futuro avanço da tecnologia, também pode ser vendida para uso de braços robóticos e próteses. Um dos neurocirurgiões responsáveis pelo projeto, acredita que a longo prazo a interface poderá dar capacidade ao cérebro de obter informações e potencializar o conhecimento com o poder de um computador.

Oficialmente, o aparelho foi testado apenas em ratos, a Neuralink inseriu o dispositivo em 19 animais, com taxa de sucesso de 87%. Segundo a startup, testes em humanos serão iniciados a partir de 2020 e os possíveis voluntários receberão quatro furos de oito milímetros no crânio, por onde passam os fios, que ligam os eletrodos ao implante atrás da orelha. Para isso, o bilionário precisa comprovar a eficácia e segurança do processo ao FDA – agência federal norte-americana responsável pelo controle da saúde.

O projeto que já tem um custo de cerca de U$$ 100 milhões, está recebendo muitas críticas de especialistas que acerditam ser desconcertante para a sociedade. Parece que o domínio da Inteligência Artificial está em um futuro muito mais próximo que o esperado, mas quais serão as consequências sociais desse imenso avanço tecnólogico?

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS


+ Tecnologia

Conheça a gigante Tencent, a empresa de internet que vale mais que Netflix, Uber, SpaceX, Spotify somados e nunca ouvimos falar

Esse pode ser o começo de uma grande mudança no ranking de poderosos da internet e tenha certeza que, se essa é a primeira vez que escuta falar da Tencent, logo logo essa marca estará no seu dia-a-dia tanto quanto Google, Apple e Facebook


+ Tecnologia

Conheça o Carro Voador Japonês que poderá estar no mercado nos próximos anos

O novo carro deve estar no mercado em 11 anos, prometem os japoneses


+ Tecnologia

Primeiro híbrido de humano com macaco é desenvolvido por cientistas na China

Os cientistas conseguiram chegar em um ser 50% humano e 50% macaco. O resultado da pesquisa abre espaço para um debate internacional polêmico sobre alteração genética


+ Tecnologia

Cientistas desenvolvem lente de contato que dá zoom ao piscar

Além do zoom, as lentes também são capazes de ajustar o foco automaticamente. Isso é tão black mirror!


+ Tecnologia

Tinder cria alerta para informar usuários quando estiverem em países anti-LGBTQ+

O objetivo é proteger a comunidade LGBTQ+ de futuros ataques em países hostis


+ Tecnologia

Sentindo falta dos likes? Descubra como voltar a ver as curtidas no Instagram

Se você não gostou da recente mudança na plataforma, aqui está a solução!


TV Curta Mais

MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.