Economista Samy Dana ironiza ganho milagroso de Bettina; terá 157 quintilhões em 15 anos

Samy não comprou a ideia defendida por Bettina na Empiricus

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
03c71d225a1bafd8631baa1aa539fc67

“Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”, diz o anúncio polêmico estrelado por Bettina, da Empiricus, publicadora de educação financeira. A fala nos anuncios gerou burburinho nas redes sociais, afinal, como em tão pouco tempo uma jovem consegue tanto dinheiro investindo tão pouco?

Samy não comprou esta ideia. Economista famoso, Dana, que também é jornalista e professor da FGV, usou o Twitter para rebater a membra da equipe publicitária da Empiricus Research. Samy colocou em cheque, calculadora e papel os dados para projetar os milagrosos ganhos de Bettina.

Reflitam, se for verdade que: a) A menina de 22 anos transformou R$ 1.520 em R$ 1.042.000 (ou seja multiplicou seu patrimônio em 685,53 vezes) b). Que seja possível replicar a estratégia dela. Daqui a 15 anos, nossa heroína terá 37 anos de idade e um patrimônio de 157 quintilhões de reais: 2 milhões de vezes o PIB americano de 2018 e 316 milhões de vezes a fortuna Jeff Bezzos – homem mais rico do mundo segundo a Forbes.

Seria Bettina a promissora jovem que teria o primeiro quintilhão do mundo?

Samy também alertou sobre promessas milagrosas de investimentos, algo que acontece com uma certa frequência em propagandas de bancos e corretoras de investimento do Brasil.

Um fato curioso, é que em 2017, a Apimec (Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), suspendeu por 30 dias o registro de três analistas, incluindo Felipe Miranda, um dos sócios da Empiricus.

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter