Eclipse lunar total e superlua serão visíveis em Goiânia dia 27 de setembro

Curta Mais descobriu o horário do fenômeno e dá dicas de como observar e fotografar

Adelina Lima
Por Adelina Lima

Preparem as câmeras fotográficas: na noite do dia 27 de setembro, o Brasil inteiro poderá acompanhar a olho nu a combinação de um eclipse lunar total e uma superlua no mesmo dia, uma oportunidade imperdível para os amantes e apreciadores de astronomia, e para todos que se encantam com as belezas da natureza.

O eclipse lunar total será visível em Goiânia e no estado de Goiás no período das 20h do dia 27 de setembro até as 02h do dia 28 de setembro, aproximadamente – porém, prepare-se com antecedência para não perder nem um segundo desse belo fenômeno natural.

O fenômeno será visível a olho nu em todo o território nacional: não é preciso ter telescópio, binóculos e nenhum outro artifício, basta botar a cara pra fora – é claro que se você quiser uma visão ainda maior, não está proibido usar os instrumentos mencionados. A dica é procurar um lugar aberto, com o céu limpo, que forneça a visibilidade mais clara possível.

 

Eclipse

Eclipse Lunar por Brendan Alexander.

 

Eclipse

Eclipse Lunar em Pike’s Peak, Colorado, EUA, registrado por Chris May.

 

Como acontece um eclipse lunar total?

Um eclipse lunar acontece quando a Lua é totalmente ou parcialmente escondida pela Terra. Isso ocorre quando nosso planeta fica alinhado entre a Lua e o Sol, fazendo com que a Lua Cheia fique escura por alguns minutos. Os eclipses lunares são geralmente visíveis a olho nu, e são um fenômeno visual incomparável.

 

Composição

Composição fotográfica mostrando todos os níveis de um eclipse lunar.

Fotos de Ahmad van der Breggen do eclipse lunar total de 20 de fevereiro de 2008, registrado no Canadá.

Fonte: Wikipédia.

 

O que é uma Superlua?

Chamamos de superlua o fenômeno que acontece quando a Lua Cheia está muito próxima da Terra, e por isso, parece maior e mais brilhante que o normal. Este ano registra 3 superluas: uma no dia 29 de agosto, a do dia 27 de setembro e mais uma no próximo dia 27 de outubro.

 

Comparação

Comparação entre uma lua normal e uma superlua.

Fonte: Wikipédia

 

Como fotografar a Lua?

A vontade de guardar para sempre um fenômeno astronômico tão belo é mais que natural, então, está liberado fazer o maior número possível de fotografias da superlua e do eclipse lunar. Para garantir que as suas fotos sejam fiéis à beleza do fenômeno, lembre-se de usar uma lente longa, usar o foco manual e, se possível, um tripé para garantir que a foto não saia tremida. Para dicas mais profissionais, visite o Fotografia Profissional, que separou 10 dicas de como fotografar a Lua.

 

Eclipse Lunar Total e Super Lua

Quando: 27/09

Horário: a partir das 20h, até as 02h do dia 28/09

Onde ver: O eclipse e a super lua serão visíveis a olho nu de qualquer ponto do Brasil – recomenda-se áreas de céu aberto e limpo