22/09/2019 09:40
Notícias / Conteúdo

Dinamarca é o primeiro país a ter agricultura totalmente orgânica

Governo proíbe agrotóxicos e incentiva a produção natural

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

A Dinamarca está se preparando para ter uma agricultura totalmente sustentável. Este é um dos projetos que o atual governo tem intenção de por em prática a de transformar a agricultura dinamarquesa em 100% orgânica.

A primeira meta, a ser alcançada até 2020 é a de se duplicar a quantidade atual de terra cultivada organicamente. Atualmente, a Dinamarca já é o país com maior desenvolvimento e amplitude do comércio de produtos orgânicos. E este ano pretende investir mais de 35 milhões de euros para ampliar a agricultura biológica.

A agricultura biológica na Dinamarca está à frente de seu tempo. São já quase 25 anos de existência e aplicação de leis sérias de proteção à natureza, às águas, ao uso de defensivos e outros produtos agrícolas, sendo que 97% da população conhece o seu significado e importância. É um verdadeiro recorde, assim como o fato de que a despesa total de alimentos do país é composta por 8% apenas de produtos certificados. E desde 2007, a exportação de produtos orgânicos na Dinamarca aumentou em 200%.

Com essa ótica, a Dinamarca hoje se propõe trabalhar em duas frentes diferentes: uma delas visa aumentar a quantidade de terras agrícolas que usem agricultura biológica e o outro, estimular uma maior demanda para os produtos de origem comprovadamente orgânica e sustentável.

Assim, serão privilegiados os produtores que quiserem investir na conversão de suas terras, da agricultura convencional para a orgânica e biodinâmica e os projetos que visem o desenvolvimento de novas tecnologias para a promoção da sustentabilidade no campo.

Neste contexto já está em marcha, nas prefeituras locais, a ocupação de áreas antes baldias, com produção de hortaliças sazonais, de forma orgânica.

Como primeiro objetivo, o país pretende oferecer às escolas, cantinas e hospitais, até um 60% de alimentos de origem orgânica. Atualmente essas instituições públicas nacionais servem 800 mil refeições por dia. A mesma política, de servir só refeições de origem orgânica, já está sendo ampliada para os ministérios dinamarqueses em suas cantinas.

Na educação já está sendo prevista uma reforma do sistema atual para incluir cursos de nutrição, alimentação saudável e agricultura natural.

Em resumo, o país inteiro, com todas suas instituições, marcha junto para transformar-se em uma região livre de agrotóxicos, onde a alimentação saudável é assunto de estado.Um bom exemplo, desde que a realidade no campo não seja “apagada” pela propaganda enganosa da indústria alimentícia.

dina

Liderança e pioneirismo: Dinamarca vai investir 35 milhões de euros para ampliar a agricultura orgânica

 

Fonte: Greenme

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Gusttavo Lima para show e manda retirar placas de separação de público 'isolar como se fossem pessoas diferentes, aqui não bebê'

Quero pedir para o pessoal da produção para ter um pouquinho mais de sensibilidade, um pouquinho de amor ao próximo


+ Notícias

Tarde de muito rap, samba e conscientização agita Aparecida de Goiânia, neste domingo

O evento, ainda dará espaço para o pessoal terem a oportunidade de mostrar todo seu talento artístico no palco aberto


+ Notícias

Tarde de samba raiz e axé agita o Martim Cerere neste domingo

Para animar a festa, terá como atrações principais, as cantores Nina Soldera, Henusa Mendonça e Gabriela Ventura


+ Notícias

Lucão e Fábio Maca ensinam como fazer cartas de amor no Ópera Café em Goiânia

Um encontro seu com sua escrita, sua caligrafia e sua mensagem de amor


+ Notícias

Chuva à vista! Enfim, meteorologia prevê pancadas de chuva para Goiânia

Após mais de 100 dias de estiagem os indicadores mostram nuvens com possibilidade de chuva


+ Notícias

Universidade Americana cria robô que desentope artérias do cérebro

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, ele poderá ser utilizado em coágulos, que tratam de derrames


+ Notícias

Meteorologia emite Alerta Laranja devido ao tempo seco e recorde de calor em Goiânia

Umidade relativa do ar pode chegar a 12% com risco de incêndios florestais e à saúde


+ Notícias

Goiana Bia Ferraz foi salva por Teló e continua no The Voice (Confira as etapas!)

"Ela tem uma característica de transformar as canções em orações. Parece louvor", disse Ivete.


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.