19/05/2019 17:50
Curiosidades / Histórias

Dia de São Jorge: 13 curiosidades sobre o santo guerreiro

O dia é celebrado em 23 de abril devido o seu falecimento, que aconteceu neste mesmo dia

Natália
por Curta Mais

O Dia de São Jorge, o santo guerreiro, é celebrado no dia 23 de abril em grande parte do mundo. E, devido a sua grande fama e a idolatria dos fiéis, a data chegou a se tornar um feriado em algumas cidades brasileiras. Mas, mesmo com toda a sua relevância no cenário religioso, o santo também acabou ganhando destaque em outros meios.

E, para falar um pouco mais sobre ele neste dia, resolvemos montar uma lista com algumas curiosidades a seu respeito, que mostram a sua importância e ajudam a conhecer um pouco mais sobre o santo!

1 - A Comemoração do santo é feita no dia 23 de abril devido a data do seu falecimento, que aconteceu neste mesmo dia, por volta do ano 303 d.C.

 

2 - São Jorge faleceu na Nicamédia, localizada na Turquia, depois de ser torturado e degolado a mando do imperador Diocleciano.

 

3 - Seus restos mortais estão na igreja de São Jorge, que recebeu o seu nome em homenagem ao santo, no território de Lídia, em Israel.

 

4 - São Jorge foi considerado um grande guerreiro por ter enfrentado o imperador Diocleciano, enquanto era membro do exército romano, por perseguir e matar cristãos.

 

5 - Ele é o único santo que é venerado na Igreja Católica Apostólica Romana, na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana simultaneamente.

 

6 - São Jorge ganhou destaque entre os escravos, depois que eles foram proibidos de adorar os seus Orixás, fazendo com que a sua imagem fosse associada a Ogum - o Orixá da guerra, do fogo e da tecnologia.

 

7 - William Shakespeare nasceu e morreu no dia 23 de abril. O seu nascimento aconteceu em 23 de abril de 1564, enquanto a sua morte veio em 23 de abril de 1616, Dia de São Jorge.

 

8 - São Jorge é o padroeiro do Corinthias, do Bangu e tem o seu escudo no Barcelona.

 

9 - No Rio de Janeiro, o dia de São Jorge se tornou um feriado devido a grande quantidade de fieis.

 

10 - São Jorge já foi homenageado em músicas do Caetano Veloso, Fernanda Abreu, Jorge Ben, Maria Bethânia, Racionais, Zeca Pagodinho e muitos outros.

 

11 - São Jorge foi o padroeiro da Inglaterra até o ano de 1893, quando o papa Leão XII subistituiu o santo guerreiro por São Pedro.

 

12 - O santo ainda é o padroeiro da Catalunha, na Espanha. E, para comemorar este dia, os homens costumam dar uma flor rubra para suas amadas. A tradição está relacionada a lenda da região que diz que depois de matar o dragão, o São Jorge teria dado uma rosa vermelha para a princesa.

 

13 - Em 1963, o santo guerreiro perdeu parte do seu espaço na Igreja Católica depois de ser rebaixado para santo menor de terceira categoria pelo papa Paulo VI. Mas, em 2000, o papa João Paulo II restaurou a sua relevância na igreja.

 

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

 

Capa: Pixabay

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

Descobrimos uma ecovila colaborativa pertinho de Goiânia

As vezes dá uma vontade de largar tudo e ir pro mato, pois foi isso que esses amigos fizeram


+ Curiosidades

Produza 50 kg de alimentos orgânicos por mês no quintal da sua casa

A bióloga goiana Nathália Machado ensina e mostra na prática a sua Agrofloresta que nasceu há 6 meses no Jardim América


+ Curiosidades

PM goiano fica em primeiro lugar em curso da SWAT nos Estados Unidos

Além disso, o Policial Militar Júlio César Ferreira Júnior já foi homenageado com a medalha de mérito da ONU



+ Curiosidades

 Conheça a goiana de 16 anos que virou a nova sensação do Youtube

Com covers de Baco Exú do Blues, Rodrigo Alarcon, Kamaitachi e Phill Veras, Mariana Froes já está próxima de 10 milhões de views e tem uma legião de fãs pelo Brasil


+ Curiosidades

10 melhores garçons de Goiânia

Confira se o seu favorito entrou para os 10 mais!


+ Curiosidades

Foto mostrando o céu visto da Chapada dos Veadeiros é publicada pela Nasa

A fotografia, tirada em Alto Paraíso de Goiás, foi registrada pelo brasileiro Carlos Fairbairn


+ Curiosidades

O desabafo desta operadora de telemarketing vai te fazer enxergar essa profissão com outro olhar

"Quando você para de se alimentar por não sentir fome, ou não consegue dormir a noite, quando seu estresse passa a ser máximo, quando você começa a passar mal tendo crises de ansiedade e ataque de pânico, você entende que não se preparou para aquilo"


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.