17/07/2019 01:43
Curiosidades / Histórias

Dia de São Jorge: 13 curiosidades sobre o santo guerreiro

O dia é celebrado em 23 de abril devido o seu falecimento, que aconteceu neste mesmo dia

Natália
por Curta Mais

O Dia de São Jorge, o santo guerreiro, é celebrado no dia 23 de abril em grande parte do mundo. E, devido a sua grande fama e a idolatria dos fiéis, a data chegou a se tornar um feriado em algumas cidades brasileiras. Mas, mesmo com toda a sua relevância no cenário religioso, o santo também acabou ganhando destaque em outros meios.

E, para falar um pouco mais sobre ele neste dia, resolvemos montar uma lista com algumas curiosidades a seu respeito, que mostram a sua importância e ajudam a conhecer um pouco mais sobre o santo!

1 - A Comemoração do santo é feita no dia 23 de abril devido a data do seu falecimento, que aconteceu neste mesmo dia, por volta do ano 303 d.C.

 

2 - São Jorge faleceu na Nicamédia, localizada na Turquia, depois de ser torturado e degolado a mando do imperador Diocleciano.

 

3 - Seus restos mortais estão na igreja de São Jorge, que recebeu o seu nome em homenagem ao santo, no território de Lídia, em Israel.

 

4 - São Jorge foi considerado um grande guerreiro por ter enfrentado o imperador Diocleciano, enquanto era membro do exército romano, por perseguir e matar cristãos.

 

5 - Ele é o único santo que é venerado na Igreja Católica Apostólica Romana, na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana simultaneamente.

 

6 - São Jorge ganhou destaque entre os escravos, depois que eles foram proibidos de adorar os seus Orixás, fazendo com que a sua imagem fosse associada a Ogum - o Orixá da guerra, do fogo e da tecnologia.

 

7 - William Shakespeare nasceu e morreu no dia 23 de abril. O seu nascimento aconteceu em 23 de abril de 1564, enquanto a sua morte veio em 23 de abril de 1616, Dia de São Jorge.

 

8 - São Jorge é o padroeiro do Corinthias, do Bangu e tem o seu escudo no Barcelona.

 

9 - No Rio de Janeiro, o dia de São Jorge se tornou um feriado devido a grande quantidade de fieis.

 

10 - São Jorge já foi homenageado em músicas do Caetano Veloso, Fernanda Abreu, Jorge Ben, Maria Bethânia, Racionais, Zeca Pagodinho e muitos outros.

 

11 - São Jorge foi o padroeiro da Inglaterra até o ano de 1893, quando o papa Leão XII subistituiu o santo guerreiro por São Pedro.

 

12 - O santo ainda é o padroeiro da Catalunha, na Espanha. E, para comemorar este dia, os homens costumam dar uma flor rubra para suas amadas. A tradição está relacionada a lenda da região que diz que depois de matar o dragão, o São Jorge teria dado uma rosa vermelha para a princesa.

 

13 - Em 1963, o santo guerreiro perdeu parte do seu espaço na Igreja Católica depois de ser rebaixado para santo menor de terceira categoria pelo papa Paulo VI. Mas, em 2000, o papa João Paulo II restaurou a sua relevância na igreja.

 

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

 

Capa: Pixabay

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

10 coisas que você provavelmente não sabia sobre o Teatro Mágico

Fernando Anitelli concedeu uma entrevista ao Curta Mais e nos contou detalhes inesperados e curiosos sobre a carreira, a turnê e o show de sexta-feira em Goiânia: confere aí!


+ Curiosidades

Eclipse Solar x Eclipse Lunar: Conheça as diferenças

Sabemos que eclipse é um fenômeno raro que acontece poucas vezes durante o ano, mas você sabe quais as diferenças entre um eclipse solar e um eclipse lunar? A gente te explica


+ Curiosidades

50 anos da ida do homem à Lua! Mas será mesmo? Conheça a teoria conspiratória que nega o acontecimento

Ainda hoje há quem acredite que foi tudo uma farsa, conheça os argumentos que baseiam esta teoria


+ Curiosidades

Instagram: lago paradisíaco que virou point de blogueiros famosos na verdade é um lixão altamente tóxico

A água azul-turquesa é efeito da reação química e é altamente nociva a pele ao menor contato


+ Curiosidades

Hoje (15 de julho) é o Dia Internacional do Homem no Brasil

A data nasceu de uma reunião da Ordem Nacional de Escritores, no Brasil, mas mundialmente é pensada para o cuidado com a saúde masculina


+ Curiosidades

A música brasileira mais ouvida no mundo nasceu em Goiânia e não é sertanejo

A canção atingiu 400 milhões de streams nas plataformas digitais


+ Curiosidades

Sim, Goiânia tem Futebol Americano e com equipe disputando acesso ao Campeonato Brasileiro

Sábado, no Estádio Olímpico, o Goiânia Saints FA inicia uma série de jogos com times de Brasília na disputa ao acesso a elite do esporte, no Brasil.


+ Curiosidades

Cantora faz tour onde tocará em todos os países do mundo

Joss Stone já está a 5 anos na "Total World Tour" e já está próxima da meta. Ela já passou por 175 países


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.